Busca
Busca
Quando comprar carros? Conheça as melhores épocas do ano

Quando comprar carros? Conheça as melhores épocas do ano

Quando comprar carros: conheça as melhores épocas do ano

É fácil perceber que alguns produtos apresentam uma considerável variação de preço durante determinadas épocas do ano. E, quando falamos de artigos com um custo de aquisição alto, é preciso ficar ainda mais atento quando falamos desse assunto. Por isso, antes de comprar carros, você deve entender o papel da sazonalidade na precificação dos veículos. 

Como existem diversas variáveis que influenciam na aquisição de automóveis, criamos esse post para te ajudar! Confira nossas dicas e encontre as melhores épocas do ano para comprar carros:

Último trimestre: período mais famoso para comprar carros novos

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que os meses de outubro, novembro e dezembro são as ocasiões mais indicadas para comprar carros 0km. De fato, a premissa faz sentido. Afinal, com a proximidade do início de um novo ano, as concessionárias serão abastecidas com novos modelos de veículos. Por isso, ofertar o estoque existente com valores mais atraentes funciona como uma boa estratégia.

Em alguns casos, o valor de compra pode não diminuir consideravelmente, porém existem outras vantagens. É possível receber seu automóvel equipado com acessórios ou ter o primeiro IPVA quitado. Extras do tipo podem parecer meros detalhes, mas quando colocados na ponta do lápis, resultam em grande economia. 

Além disso, é importante destacar que o último semestre funciona como um ótimo período para negociar nas concessionárias. Leve em conta que os vendedores ganham bonificações por contratos assinados. Com metas agressivas, normalmente encerradas com o final do semestre ou do ano, esses profissionais estarão muito mais dispostos a aceitar uma contraproposta de um comprador. 

Por isso, de forma resumida, confira os principais benefícios de comprar carros nesse período

  • A proximidade de um novo ano – acompanhada da chegada de novos modelos –  aumenta o desejo das concessionárias liberarem os carros ali vendidos;
  • Preços inferiores na precificação ou ganho de serviços extra, como acessórios;
  • Maior flexibilidade na negociação de preços mais atraentes;
  • Aumento no poder aquisitivo do comprador por conta do 13o salário.

Primeiro trimestre: nova oportunidade de comprar carros

Seguindo o mesmo pensamento que destacamos no último tópico, é óbvio que as concessionárias não irão conseguir se livrar de todo o estoque de automóveis do ano anterior. Por isso, os meses de janeiro, fevereiro e março também funcionam como bons períodos para negociação e ganho de descontos na compra de carros. 

Outro benefício é que o primeiro trimestre é a época do ano em que o consumo, de modo geral, está bastante reduzido. Por isso, comprar carros fica menos caro. Funciona assim: janeiro traz uma série de gastos altos, como IPVA, matrícula escolar e IPTU que diminuem o poder de compra do brasileiro. Dessa maneira, a resposta dessas concessionárias é aumentar promoções e oferecer mais benefícios. 

Agora, veja as principais vantagens de comprar carros no começo do ano:

  • A chegada de novos carros na concessionária no mês de janeiro cria a necessidade de vender os modelos do ano anterior por um preço mais amigável;
  • Aumento na possibilidade de negociação por conta do menor consumo do brasileiro durante o início do ano.

Negociação: mais importante do que a época para comprar veículos

Negociação para comprar carros

Como destacamos no artigo, existem períodos em que comprar carros fica mais interessante para quem deseja economizar. Porém, muito mais do que descobrir qual é a melhor época do ano para adquirir veículos, é preciso colocar em prática suas capacidades de negociação. Para isso, veja o que fazer:

  • Antes de comprar carros, faça muitas pesquisas e simulações na Internet para encontrar o preço ideal;
  • Visite, pelo menos, cinco concessionárias para ter uma boa margem de negociação;
  • Busque informações sobre o carro escolhido a fim de não ter dúvidas;
  • Treine seu discurso antes de falar com o vendedor. É importante passar confiança sobre cada aspecto da conversa;
  • Seja flexível quanto aos benefícios. Às vezes, será impossível ter uma redução considerável do valor de compra do carro. Porém, acessórios sem custo extra e IPVA pago também são boas conquistas. 

Gostou de entender um pouco mais sobre as melhores épocas do ano para comprar carros? Se curtiu o conteúdo ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário! 

Entre na discussão