Busca
Busca
Primeiro carro: 7 segredos antes de comprar

Primeiro carro: 7 segredos antes de comprar

Primeiro carro - segredos antes de comprar

Seis em cada dez brasileiros assumem que são apaixonados por carros. Isso é o que revela a terceira edição do estudo Segmento Automotivo, levantamento feito pela revista Quatro Rodas. Esse e outros dados comprovam que o automóvel continua sendo um objeto de desejo. Por isso, a compra do primeiro carro é um momento extremamente marcante. 

Porém, como adquirir um veículo é coisa séria, é preciso conhecer alguns segredos de quem entende do assunto para que a compra do primeiro carro seja perfeita. Por isso, siga o percurso abaixo e boa viagem! Confira:

1- Entenda a sua necessidade 

Antes de sair em busca do automóvel perfeito, você precisa entender se está no momento certo para comprar seu primeiro carro. Essa é a sua prioridade no momento ou você pretende fazer outro tipo de investimento? Além disso, considere qual seria a utilização do veículo. Seria mais usado durante os finais de semana ou te levaria ao trabalho?

Respondendo essas perguntas, você consegue trazer mais clareza para as suas necessidades e, inclusive,essa reflexão pode te ajudar a escolher o tipo de automóvel mais indicado para a sua realidade. 

2- Conheça seus gastos com o primeiro carro

Como veículos são investimentos, é preciso considerar o fator financeiro durante a escolha do primeiro carro. Organize seus gastos fixos e recorrentes a fim de criar um diagnóstico da saúde dos seus rendimentos. A partir dessas informações, você pode considerar um financiamento, tendo em mente quando dispõe para entrada e parcelas mensais. 

Se você não estiver com muita pressa para adquirir seu primeiro carro, é possível investir em um consórcio. Como já falamos aqui no blog, esse método funciona assim: compradores fazem parte de um grupo e pagam mensalmente prestações. Esses consumidores passam a ser sorteados para conquistar seu automóvel. É possível ainda antecipar essa compra por meio de lances. 

3- Pense em formas de complementar a renda

Essa provavelmente é a dica mais importante. A fim de comprar o primeiro carro ou adquirir um veículo superior, é essencial pensar em formas de ganhar uma renda extra para te ajudar com esse investimento. Uma boa sugestão é passar a ver o próprio automóvel como uma forma de ganhar dinheiro. 

Por exemplo, em uma plataforma de compartilhamento de carros, como a moObie, você disponibiliza seu veículo para aluguel de pessoas que fazem parte da plataforma. Usando a calculadora da empresa, é possível ter uma média de rendimento diário com o serviço. 

É só preencher o tipo de veículo que você deseja comprar e calcular a média de dias que você pretende disponibilizá-lo para locação. Assim, você garante uma grana extra, que pode te ajudar a conquistar o primeiro carro dos seus sonhos. 

4 – Considere o investimento com o veículo

Investimento no primeiro carro

Apesar de complementar sua renda, você precisa considerar todos os investimentos financeiros que acompanham o seu primeiro carro. Afinal, manter um veículo exige alguns custos recorrentes. Alguns deles são:

  • Licenciamento do automóvel;
  • IPVA;
  • Combustível;
  • Seguro do carro;
  • Revisões periódicas.

Esses são apenas alguns dos gastos que fazem parte da realidade de proprietários de veículos. Por isso, faça projeções a fim de garantir segurança na compra do seu primeiro carro. 

5 – Pesquise antes de comprar o primeiro carro

Tendo em mente suas possibilidades financeiras, chega a hora de encontrar o veículo ideal. E você só conseguirá fazer isso por meio de muita pesquisa! Considere suas necessidades, procure modelos e busque informações sobre os seguintes pontos:

  • Taxa de desvalorização dos veículos;
  • Custo médio da manutenção;
  • Possibilidades entre carros novos, usados e seminovos. 

6 – Negocie para conseguir a melhor oferta no primeiro carro

Você já tem em mente o modelo de veículo ideal e acha que isso é o bastante para comprar o primeiro carro? Pense novamente! É preciso se esforçar para negociar boas condições e benefícios. Na maioria dos casos, essa transação ocorre nas concessionárias. Durante as negociações, é possível conseguir algumas vantagens, como emplacamento grátis ou pagamento do primeiro IPVA. 

Dessa maneira, antes de acertar a compra do primeiro carro, procure por descontos e boas condições. 

7 – Faça um test drive

Com todos os aspectos financeiros decididos, resta o último – e um dos mais importantes -: a forma como você se sente a respeito do automóvel. Sendo assim, o test drive proporciona a experiência real de conduzir o veículo. Só a partir desse momento, é indicado decidir de modo definitivo qual será o seu primeiro carro

Gostou das nossas dicas? Não deixe de contar nos comentários qual foi o seu primeiro carro

Entre na discussão