Busca
Busca
Educação financeira: como guardar dinheiro

Educação financeira: como guardar dinheiro

Educação financeira: como guardar dinheiro

Vai chegando o fim do mês e você se frustra ao perceber que não conseguiu guardar dinheiro como desejava? Seja para acabar com as dívidas ou para realizar aquela viagem dos sonhos, economizar e garantir uma renda extra são verdadeiras necessidades. Porém, só é possível conquistar essas tarefas alcançando a educação financeira

Como guardar dinheiro não é uma tarefa fácil para quem não entende muito do assunto, vamos te ajudar com algumas dicas sobre gastar menos e garantir uma grana extra no fim do mês. Gostou da ideia? Então, continue a leitura e siga nossas sugestões: 

Registre e classifique seus gastos

O primeiro passo é fazer um controle das suas despesas. Por isso, durante 30 dias, anote todas as suas movimentações financeiras, inclusive as pequenas, como o cafézinho depois do almoço. 

Afinal, a única forma de diminuir seus gastos é entendendo esses custos, não é mesmo? Para uma melhor visualização, classifique as despesas por categorias, como alimentação, lazer e transporte. 

Da mesma forma, registre todo o dinheiro recebido, tanto a renda principal quanto as recorrentes. Sem cruzar essas informações e analisá-las, será impossível alcançar uma educação financeira inteligente. 

Crie metas para mudar seus hábitos

Sabemos que guardar dinheiro envolve muito comprometimento e disciplina. Por isso, é extremamente importante criar metas para diminuir alguns dos seus gastos. Para ser bem-sucedido nessa tarefa, separe o controle de despesas que destacamos no tópico acima. Ao categorizar as movimentações financeiras, você consegue encontrar oportunidades para economizar.

Por exemplo, pode ser interessante diminuir as idas ao cinema ou não renovar o guarda-roupa com a mesma frequência. A verdadeira educação financeira consiste em criar uma rotina de consumo mais consciente e inteligente. Dessa forma, analise essas despesas e coloque metas para economia. 

Encontre uma renda extra

Renda extra com educação financeira

Na maioria das vezes, contar com uma renda fixa não é garantia de guardar dinheiro. Por isso, é muito indicado encontrar alternativas para complementar seus ganhos. Além de fazer projetos como freelancer, é possível encontrar oportunidades mais criativas. 

Por exemplo, se você tem um carro, o que acha de usar esse bem de modo inteligente e seguro para ganhar mais dinheiro? Em uma plataforma como a moObie, você pode disponibilizar seu veículo para uma rede de pessoas confiáveis que buscam alugar um automóvel. 

Assim, após um rápido cadastro realizado pelo aplicativo, você define os períodos em que não utiliza seu carro e começa ganhar uma grana extra desde a primeira viagem. Por meio da educação financeira, é possível começar a enxergar possibilidades nunca antes imaginadas. Como, por exemplo, ver seu automóvel parado na garagem como um desperdício de dinheiro! 

Aposente o cartão de crédito para alcançar a educação financeira

Utilizar a função crédito do seu cartão em excesso pode estar muito relacionado com compras por impulso. Afinal, esse recurso pode te dar a impressão errônea de que você possui mais dinheiro do que realmente tem. 

Uma das principais dicas da educação financeira, é usar o cartão de crédito em situações realmente necessárias. Assim, invista em pagamentos à vista até alcançar um controle maior sobre seus gastos. 

Compre menos e compartilhe mais 

Se você acompanha o nosso blog, já leu a respeito dos benefícios da economia colaborativa. Esse método consiste em reforçar a importância do consumo consciente a fim de evitar desperdícios. Mas, durante o processo, também significa a redução de gastos. 

Por exemplo, alguns objetos como furadeira, vestidos de festa e barracas para acampar não são itens que são usados com muito frequência. Por isso, em vez de comprá-los, o que acha de pesquisar por plataformas que disponibilizam o aluguel desses artigos? Algumas delas, inclusive, são de pessoas para pessoas, como a moObie. Sem dúvidas, esse método pode te auxiliar a melhorar sua educação financeira!

Essas foram algumas dicas de como guardar dinheiro. Porém, para alcançar a melhor educação financeira, é preciso continuar se informando sobre o assunto. Por isso, continue acompanhando as nossas postagens!

Entre na discussão