Busca
Busca
5 dicas de otimização na gestão de frotas de empresas

5 dicas de otimização na gestão de frotas de empresas

Dicas de otimização na gestão de frotas de empresas

Sempre falamos aqui no blog da moObie sobre os desafios de empreender. E, não importa o tamanho da sua empresa, se você conta com alguns veículos à sua disposição, aprender como otimizar a gestão de frotas é fundamental. Afinal, essa é uma ótima maneira de manter seu negócio competitivo no mercado e aperfeiçoar sua operação de ponta a ponta.  

Com a crescente concorrência nos mais variados segmentos, é essencial que você controle custos e aumente a eficiência da gestão de frotas na sua empresa. Pensando nisso, separamos 5 dicas de otimização para o seu empreendimento. Confira: 

1 – Faça a manutenção preventiva 

A falta de uma revisão automotiva constante pode pesar no bolso. Quando falamos de carros, muitos são os pequenos problemas que podem se acumular e causar um grande problema ao motorista. Desse modo, acompanhe sempre o desempenho da frota de veículos. 

Para conhecer os pontos principais da revisão veicular, leia nosso post sobre o assunto. Por meio da manutenção preventiva, é possível prever melhor os gastos no conserto de carros. Dessa maneira, em uma gestão de frotas de qualidade, essa estratégia é fundamental. 

2 – Acompanhe os gastos com combustível 

Um dos principais gastos de veículos, essa deve ser uma preocupação constante de qualquer gestor. Inclusive, aqui no blog, já falamos sobre algumas dicas de economia de combustível e, inclusive, mostramos em quais casos é mais econômico abastecer com álcool ou gasolina

Para uma gestão de frotas otimizada, considere os seguintes pontos: 

  • Acompanhe os gastos e identifique os carros da frota que mais consomem combustível;
  • Analise a performance dos motoristas. Lembre-se de que deixar o carro parado e ligado por um tempo considerável, acelerar de forma brusca e pisar muitas vezes na embreagem são alguns exemplos que podem resultar em um consumo de combustível maior do que o necessário;
  • Como falamos anteriormente, uma boa gestão de frotas deve contar com revisões veiculares constantes. Isso também diz respeito ao gasto com combustível, que pode aumentar consideravelmente em automóveis danificados;
  • Sempre abasteça os veículos em postos de combustível realmente confiáveis. 

3 – Capacite sua equipe para a melhor gestão de frotas

Não importa sua área de atuação, pense sempre na importância da capacitação dos seus colaboradores. Como destacamos no ponto anterior, a performance inadequada de um motorista faz com que o carro consuma mais combustível, o que pesa no seu bolso. Desse modo, a fim de fazer uma ótima gestão de frotas, treine sua equipe! 

Além da economia financeira, você tem outros ganhos:

  • Diminuição da rotatividade da equipe;
  • Menor riscos de acidentes;
  • Melhoria na entrega dos seus produtos ou serviços;
  • Aumento na satisfação dos seus clientes.

A organização de workshops, investimento em cursos de capacitação e acompanhamento constante das equipes são apenas algumas das estratégias que podem ser colocadas em prática na gestão de frotas.     

4 – Faça planos e projeções para a otimização 

Otimização na Gestão de Frotas

Quando falamos de gestão de frotas, uma das palavras de ordem é planejamento. É só por meio dessa disciplina que torna-se possível controlar gastos, reduzir investimentos desnecessários, encontrar as melhores rotas e aumentar seus rendimentos. 

Reúna todas as informações e faça um checklist de melhorias a serem implementadas na frota de veículos. Assim, além das sugestões que apresentamos anteriormente, analise as especificidades do seu negócio e de seus clientes. Quais os diferenciais com relação a concorrência? Quais aspectos podem ser aperfeiçoados? 

Dessa forma, considere todos esses pontos e inicie o plano de ação para a otimização da gestão de frotas

5 – Ganhe mais dinheiro com a gestão de frotas

Muito mais do que economizar por meio do corte de gastos, existem formas de aumentar a renda da sua empresa por meio da frota de veículos. A mais rentável é alugar seus carros quando os automóveis não estiverem sendo utilizados. Dúvidas sobre isso? Funciona da seguinte maneira. 

Existem plataformas de carsharing, como a moObie, que conectam proprietários de carros com motoristas que precisam de um veículo temporariamente. Assim, considere os dias ou períodos que sua frota de veículos não é utilizada. Não seria inteligente aproveitar esses momentos para aumentar os lucros da sua empresa? 

Na moObie, você consegue escolher os melhores dias para disponibilizar seus veículos, além de definir o valor de aluguel de carros. Para conhecer um pouco mais desse método, clique aqui e veja como é fácil alugar um automóvel na moObie

Não se esqueça: uma gestão de frotas inteligente não é composta somente de métodos de corte de gastos, mas de maneiras de ganhar dinheiro por meio desse recurso! Gostou das dicas? Então, deixe seu comentário abaixo! 

Entre na discussão