Busca
Busca
Consórcio de carros: como funciona

Consórcio de carros: como funciona

Consórcio de Carros: como funciona

A compra ou troca de um veículo é uma grande conquista. Porém, é pequeno o número de pessoas que conseguiriam realizar esse sonho realizando uma compra à vista. Dessa maneira, o consórcio de carros surge como uma boa opção para quem precisa de um tempinho a mais para investir no automóvel. 

Uma das principais formas de financiamento, o consórcio de carros possui algumas particularidades que precisam ser estudadas. Conhecendo bem o assunto, você consegue encontrar a melhor opção. Entenda mais sobre o assunto e tire suas principais dúvidas agora mesmo. Confira: 

O que é um consórcio de carros?

É fácil imaginar que o número de pessoas que gostaria de comprar carros é grande, correto? Porém, quando o fator financeiro entra na discussão, pode ser mais difícil para uma grande parcela desse grupo alcançar esse objetivo. Para facilitar um pouco essa situação, o consórcio de carros foi criado.

Funciona da seguinte maneira. Uma empresa monta diferentes grupos de pessoas interessadas na aquisição de um veículo. Pagando regularmente sua prestação, uma cota de participação no consórcio de carros, pode ser sorteado e, assim, adquirir seu automóvel.  

Além disso, para quem não quer dizer a conquista do veículo para o mero acaso, é possível dar lances para conquistar a chave do seu novo automóvel. Na maioria dos casos, o consórcio de carros pode durar até oito anos. Dessa forma, deve ser uma alternativa para quem não tem muita pressa para sair motorizado. 

Para conferir outros métodos de financiamento de carros, clique aqui.

Como posso participar de um consórcio? 

Como posso participar de um consórcio de carros

Pesquise as administradoras

O primeiro passo é pesquisar a reputação da administradora que estará realizando o consórcio de carros. Fique atento, pois nem todas as empresas operando têm autorização do Banco Central para essa atuação. 

Leve em conta que é essa administradora que vai gerir o investimento de todos os participantes e que seu objetivo deve ser contemplar todos os membros com um carro. 

Escolha seu grupo

Existem dois tipos principais de grupos para consórcio de carros. O primeiro é aquele em formação. Ou seja, não possui o número fechado de membros ainda e seus sorteios ainda não foram iniciados. Enquanto isso, o segundo já está em andamento. 

Realize os pagamentos mensais do consórcio de carros

Seja por meio do envio do boleto ou o débito automático, é imprescindível realizar o pagamento mensal do seu consórcio. Além disso, é importante destacar. Mesmo após ter conquistado seu veículo, seja por sorteio ou lance, se mostra necessário continuar realizando sua contribuição à empresa organizadora por meio de uma taxa de administração.  

Aguarde o sorteio…

Com o pagamento correto das mensalidades de um consórcio confiável, acredite: cedo ou tarde você vai conquistar seu veículo. A estratégia de muitos membros desses grupos, principalmente aqueles que já possuem automóveis, é esperar sem pressa pelo sorteio. 

…ou dê seu lance no consórcio de carros

Se você já tem um dinheiro guardado e não está disposto a esperar muito tempo, é possível antecipar o consórcio de carros por meio de um lance. Dessa forma, ofereça o adiantamento das parcelas. Se a sua proposta for a mais alta no mês, o veículo é conquistado!

E seu eu atrasar ou não pagar? 

Imprevistos podem acontecer. Dessa maneira, algo pode te fazer atrasar o pagamento da parcela do consórcio. É importante destacar que cada administradora lida com essa situação de forma diferente. Porém, se o valor devido aumentar, medidas drásticas serão tomadas. 

Se você ainda não tiver adquirido seu carro, pode ser expulso do consórcio de veículos. Porém, esse não é o único problema. Se o automóvel não estiver em suas mãos, a administradora pode pedir a apreensão desse bem. Pensando nisso, a melhor sugestão para que isso não aconteça é por meio do carsharing

Se você já possui um veículo e está no consórcio de carros para conquistar outro bem, alugue seu automóvel. Existem plataformas muito seguras, como a moObie que te conectam com quem busca o aluguel de carros. Os ganhos podem ser grandes e te auxiliam a permanecer no grupo. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o consórcio de carros? Se sim, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais! 

Entre na discussão