Busca
Busca
Como organizar sua vida financeira em 5 passos

Como organizar sua vida financeira em 5 passos

Como organizar sua vida financeira

Os dados sobre as finanças dos brasileiros são verdadeiramente alarmantes. Segundo um levantamento da Agência Brasil, seis em cada dez pessoas admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo ao controle monetário. Outro levantamento da Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito apontou que a maioria das pessoas do país vive no limite do orçamento. Por isso, aprender como organizar sua vida financeira é essencial!

Gerir seus gastos de modo estratégico é possível por meio de algumas atitudes sustentáveis. Pensando nisso, criamos esse conteúdo para te mostrar que conseguir ter as contas em dia não é utopia. Então, não perca mais tempo e descubra agora mesmo como organizar sua vida financeira: 

1 – Defina metas claras

O primeiro passo para qualquer pessoa organizar a vida financeira começa pela definição objetiva de metas. De nada adianta ter todo o conhecimento do mundo sobre o assunto e não ter uma visão clara sobre onde se quer chegar. 

Assim, anote em um papel ou no seu celular as conquistas financeiras que você gostaria de conseguir no prazo de 3 meses, 6 meses e 1 ano. Por exemplo, se você deseja gastar menos de maneira supérflua ou se pretende investir o que sobra da sua renda mensal, é necessário realizar um planejamento completamente diferente. Dessa forma, é muito interessante ter essa clareza. 

2 – Anote e avalie seus gastos 

Como organizar sua vida financeira aliviando seus gastos

Como organizar sua vida financeira? Aposte no controle! Para seguir os passos, escolha seu método favorito para organizar tudo que entra e sai do seu bolso. Opte pela opção que considera mais fácil: o tradicional papel, planilha no computador, app de celular, não importa. Anote todas as despesas no período de quatro semanas.

Em seguida, faça um balanço financeiro, avaliando e classificando seus gastos. Um bom método é separar as despesas em:

  • Gastos essenciais (como aluguel, plano de saúde, etc.);
  • Gastos supérfluos (como cinema, assinatura de streaming, etc.);
  • Investimentos (como você utiliza seu dinheiro para gerar mais renda)

Com as metas definidas (como falamos no tópico anterior), é possível acompanhar os custos recorrentes e variáveis para garantir que tudo está dentro de um planejamento correto. 

3 – Mude alguns comportamentos

Com uma avaliação completa dos seus gastos, muito provavelmente, você ficará surpreso com a maneira que seu dinheiro está sendo, realmente, usado. É possível não ter uma reserva para emergências ou perceber que os gastos supérfluos são extremamente altos. Se esse for o caso, se mostra importante cortar as atitudes que estão atrasando a melhora das suas finanças. 

4 – Encontre uma nova fonte de renda 

Às vezes, para organizar sua vida financeira, não basta cortar custos. Em alguns casos, a única saída é identificar maneiras de gerar uma renda extra. Aqui no blog da moObie, falamos sobre sete aplicativos que te ajudam a ganhar dinheiro que podem te auxiliar com isso. 

Uma dica interessante é o carsharing. Se você possui um carro, é possível disponibilizá-lo para pessoas que precisam de um automóvel temporariamente. Um dos melhores aspectos dessa estratégia é o fato de que o proprietário é a pessoa responsável por definir o valor da sua diária. Leia mais sobre como alugar seu carro e ganhar dinheiro

5 – Invista seu dinheiro

Você definiu metas, classificou gastos, mudou alguns comportamentos e encontrou uma nova fonte de renda. Tudo parece resolvido para organizar sua vida financeira, certo? Porém, pense novamente! Se está sobrando dinheiro, é preciso não se conformar e se esforçar para ganhar mais.

Por exemplo, é possível investir em aplicações de renda fixa. Algumas opções são fundos de investimentos, CDBs ou o tesouro direto. Se você estudar sobre o assunto, apostar na renda variável por meio de ações também se mostra uma estratégia interessante. Outra saída é investir em melhorias em seu carro a fim de ganhar uma renda ainda maior na moObie. Para isso, o que acha de conhecer oito acessórios que valorizam seu automóvel

Esses foram os principais métodos de como organizar sua vida financeira. Para conhecer outras dicas, continue acompanhando a categoria Renda Extra do nosso blog! 

Entre na discussão