Busca
Busca
Como economizar no conserto de carro

Como economizar no conserto de carro

Como economizar no conserto do carro

Encontrar a melhor relação de custo-benefício é importante em todos os setores financeiros da nossa vida. E o mesmo acontece quando falamos do conserto de carro. Você até pode realizar a manutenção do veículo de forma periódica, mas alguns reparos são inevitáveis. 

Por isso, é essencial estar preparado para todas as ocasiões. A fim de que essa experiência não pese no bolso e não seja marcada por dor de cabeça, é preciso muito planejamento. Por isso, separamos algumas dicas para te mostrar como economizar durante o conserto de carro.

Faça muitas pesquisas

Para se decidir entre oficina e concessionária ou encontrar a loja de autopeças mais indicada, é preciso fazer pesquisas. Dessa maneira, busque informações online, converse com amigos e familiares e troque experiências com outros donos de automóveis. O conserto de carro é coisa séria e procurar por empresas com uma boa reputação é fundamental.

Além disso, por meio de uma pesquisa aprofundada, você consegue entender melhor a média do valor de serviços e, inclusive, da compra de peças. Isso permite, inclusive, que você tenha mais embasamento durante futuras negociações. 

Encontre o local mais adequado para o conserto de carro

Recentemente, foi possível observar um aumento no reparo de carros realizado por concessionárias. Porém, de acordo com o Sindirepa (Sindicato do Setor de Reparação Automotiva), 8 em cada 10 carros brasileiros ainda são consertados em oficinas independentes. As duas opções possuem prós e contras. 

Na maioria dos casos, as concessionárias cobram mais alto, já que sempre utilizam peças de reposição originais das montadoras. Apesar de não representar economia, esses itens asseguram um melhor preço na hora da revenda do seu automóvel. Enquanto isso, as oficinas independentes podem usar peças similares e abrem margem para preços mais competitivos e negociação. 

Dessa forma, se durante o conserto de carro sua principal prioridade for a economia, as oficinas funcionam como as melhores alternativas!

Faça orçamentos (e negocie)

Para conseguir o melhor custo-benefício, é preciso fazer muitas cotações. Além de buscar recomendações de conhecidos e priorizar empresas com uma boa reputação, se mostra essencial comparar os preços entre os consertos de carro

Com os orçamentos em mão, você consegue negociar um valor mais atrativo ou uma entrega mais rápida do serviço. 

Procure pelas peças necessárias para o conserto de carro

Uma boa alternativa para quem deseja economizar é procurar as peças necessárias para o conserto do carro na internet ou em distribuidoras especializadas. Com uma grande oferta de produtos, essa estratégia oferece praticidade. Afinal, é possível encontrar preços mais competitivos e, inclusive, selecionar os itens da marca que você desejar. 

Ao comprar essas peças e levá-las a uma oficina especializada, por exemplo, você só seria responsável pelo pagamento do serviço do mecânico. E isso, sem dúvidas, pode resultar em uma considerável economia. 

Faça a manutenção preventiva do veículo

Depois do conserto de carro, é muito importante priorizar ainda mais a manutenção do seu automóvel. Ao realizar uma revisão periódica, é possível evitar imprevistos e antecipar contratempos. Essa verificação deve ser realizada a cada dez mil quilômetros rodados ou depois do prazo de seis meses.

Essa manutenção de carro consiste na revisão de limpadores, lanternas e verificação do nível de óleo. Apesar de parecer simples, funciona como uma estratégia essencial para cuidar do seu carro e evitar problemas.

Gostou de aprender um pouco sobre como economizar no conserto de carro? Com seu veículo conservado, é possível ganhar uma renda extra disponibilizando o automóvel em uma plataforma de carsharing como a moObie! Ficou com alguma dúvida? Então, deixe seu comentário abaixo!

Entre na discussão