Busca
Busca
6 coisas para fazer antes de pedir empréstimo pessoal

6 coisas para fazer antes de pedir empréstimo pessoal

Coisas para fazer antes de pedir um empréstimo pessoal

Para conseguir dinheiro e pagar dívidas importantes, muitas pessoas acabam recorrendo ao empréstimo pessoal. Afinal, quando estamos no vermelho, o crédito pessoal pode parecer a única solução viável no momento.

Porém, o dito crédito “fácil” e sem “burocracia” oferecido por bancos pode apresentar perigos. Afinal, quase sempre são acompanhados de encargos e juros extremamente altos. Pensando nisso, separamos 6 dicas que te ajudam a complementar a renda e que podem ser feitas antes de pedir o empréstimo pessoal. Confira: 

1 – Alugue seu carro quando não estiver usando 

Seu carro parado na garagem significa perda de dinheiro! Para evitar o crédito pessoal, uma ótima sugestão é encontrar uma plataforma de compartilhamento de veículos. Esses serviços conectam proprietários de automóveis com pessoas que desejam alugar um carro. 

O aluguel de carro pode acontecer em qualquer época do ano, ocorrendo em período pré-determinado entre locador e locatário. Com regras semelhantes à de uma locadora tradicional, nesse modelo, o dono do veículo possui mais autonomia e liberdade, já que pode disponibilizar o automóvel quando – e para quem – ele quiser. 

Para garantir a segurança, busque informações sobre a reputação da plataforma em que você pretende anunciar seu veículo. Um diferencial das líderes de mercado é o seguro de carro durante a locação, que protege seu bem no caso de uma série de possíveis imprevistos. 

2 – Disponibilize um espaço na sua casa

Para quem tem um quarto ou sofá sobrando em casa, serviços de aluguel por temporada são uma ótima pedida. Ao disponibilizar um espaço dentro do seu próprio lar para turistas que visitam sua cidade, você consegue complementar a sua renda de modo fácil e rápido. 

Rentabilizar por meio do Airbnb, por exemplo, se tornou uma realidade na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Hoje, existem algumas delas que oferecem serviços personalizados, incluindo refeições ou passeios turísticos. Assim, com maior valor agregado, elas ganham mais dinheiro por meio da hospedagem! 

Pode ser uma estratégia inicial para fugir do empréstimo pessoal, não é mesmo? 

3 – Use seu conhecimento em outro idioma

Se você é fluente em uma língua estrangeira, pode considerar a possibilidade de complementar sua renda de duas formas diferentes para fugir do crédito pessoal

  • Dando aulas: uma ótima opção durante os finais de semana (dias em que o número de estudantes aumenta). É possível usar sua compreensão em outro idioma transmitindo seu conhecimento. Existem algumas plataformas especializadas em ensino a distância que recrutam professores constantemente. Assim, você consegue ganhar dinheiro sem sair de casa;
  • Fazendo traduções: se seu conhecimento na escrita e leitura de um idioma estrangeiro é acima da média, uma ótima sugestão é gerar uma renda extra fazendo traduções. A tradução especializada, feita normalmente para artigos acadêmicos, requer compreensão técnica sobre determinados assuntos. Porém, costuma pagar mais do que as tradicionais. 

4 – Alugue objetos parados em casa 

Na Internet, você consegue encontrar diferentes serviços que interligam pessoas que querem ganhar uma renda extra com quem busca alugar determinados objetos. Os itens podem variar de controles de videogame, câmeras fotográficas à roupas. 

Outros sites são mais temáticos, possibilitando que você oferte apenas, por exemplo, uma prancha de surf ou sua bicicleta. Tudo varia conforme o que você tem parado em casa e quanto pretende ganhar por objeto. 

A atividade pode te ajudar a fugir do empréstimo pessoal

5 – Trabalhe como guia turístico 

Não é preciso ser um agente de viagens para apresentar sua cidade para alguém, não é mesmo? Partindo dessa ideia, algumas plataformas surgiram com o intuito de reunir residentes de destinos turísticos com viajantes. 

Conforme o número de idiomas que você fala – e seu conhecimento sobre sua região – é possível anunciar sua expertise sobre passeios que variam da caça de restaurantes às compras. E, no processo, ganhar dinheiro! 

6 – Faça trabalhos manuais

Gere renda extra com artesanato para fugir do empréstimo pessoal

Entender a demanda do mercado é uma ótima sugestão para evitar a realização do crédito pessoal e aumentar a renda mensal. Durante a crise, o número de pessoas que buscam objetos autorais e com preços mais bacanas aumenta consideravelmente. 

Sendo assim, se você possui alguma habilidade manual, pode ser uma boa pedida encontrar algum tutorial na Internet sobre como fazer bijuterias, lembrancinhas de viagem ou, até mesmo, móveis.

Qualquer tipo de artesanato pode ser anunciado em vitrines virtuais na Internet. Dessa forma, a boa notícia é que, como o objeto é autoral, você não precisa concorrer com grandes e-commerces como ocorreria se você estivesse ofertando produtos tradicionais. 

Como evitar o empréstimo pessoal 

Essas são algumas sugestões para fugir dos perigos do empréstimo pessoal. Além disso, outros pontos muito importantes são a educação financeira e planejamento minucioso dos seus gastos. Para aprender outras formas de complementar sua renda, acompanhe nossos posts sobre o assunto

Se nosso post com dicas para evitar o empréstimo pessoal foi útil para você, não deixe de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais! 

Entre na discussão