Busca
Busca
Carro adaptado: como escolher e economizar

Carro adaptado: como escolher e economizar

Carro adaptado: como escolher e economizar

Não importa qual seja modelo, a posse de um veículo traz autonomia para qualquer motorista. E o mesmo acontece quando falamos de um carro adaptado. Esse tipo de automóvel é feito especialmente para pessoas com necessidades especiais. Os ajustes são realizados em maior ou menor escala, sendo completamente variáveis.

Esse tema sempre gera atenção, já que muito é comentado sobre a isenção de impostos oferecida na compra dos carros adaptados. Como economizar a palavra de ordem da maioria dos motoristas, alguns se perguntam: “eu posso ter um veículo do tipo?”. Para colocar um fim nas dúvidas sobre valores, descontos e regras de aquisição desses automóveis, criamos um conteúdo sobre o assunto. Confira:

Quem pode dirigir carros adaptados? 

Antes de entender os benefícios de adquirir um carro adaptado, é importante entender quem, de fato, pode dirigir esse veículo. A resposta é simples: o veículo pode ser conduzido por qualquer motorista habilitado. Considere que existem diferentes adaptações em automóveis para atender às necessidades de cada pessoa (falaremos mais sobre isso no decorrer do post). Apesar disso, o funcionamento do equipamento é idêntico ao de qualquer outro. 

A fim de trazer mais luz sobre o assunto, se mostra essencial explicar o conceito de PCD (pessoa com deficiência) quando falamos do carro adaptado. Com um conceito mais abrangente do que alguns imaginam, qualquer um que apresentar determinadas limitações que possam afetar mobilidade ou percepção pode ser encaixado na categoria. 

Assim, esses motoristas podem dirigir – e adquirir – veículos adaptados. Portadores de problemas de coluna, doenças neurológicas ou patologias (como diabetes e hepatite C, por exemplo) são contemplados dentro da categoria. 

Como comprar carro adaptado com desconto? 

Comprar carro adaptado com desconto

De acordo com a Lei 8.989, PCDs podem comprar carros adaptados com até 28% de desconto por meio de isenção de diversos impostos. Essa regra é restrita aos veículos de até R$70 mil. Há alguns anos, essa norma passou por uma importante atualização, possibilitando que os familiares de pessoas com limitações que as impedem de conduzir tivessem acesso ao mesmo desconto. 

As principais isenções são de:

  • IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços);
  • IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores)

Principais tipos de carros adaptados

Como você já percebeu até aqui, os veículos adaptados passam por modificações a fim de tornar o ato de dirigir mais simples e eficiente para pessoas com limitações ou condições especiais. Saindo da fábrica, existem alguns tipos de carros principais. Destacam-se os já equipados com câmbio automático, os que possuem embreagem automática e aqueles completamente adaptados à condição de cada indivíduo. 

Dessa maneira, diversos automóveis recebem adequações específicas e personalizadas para cada caso. Além de alterações em freios, acelerador e volantes, adaptações incluem maior ângulo de abertura na portas, altura do banco de motorista e tamanho do porta malas, entre outros. 

Aumentando sua renda com esses veículos

Em posse do seu veículo adaptado, você já teve acesso a importantes descontos que te ajudaram na aquisição desse bem, não é mesmo? Porém, o que acha de conhecer uma forma de aumentar sua renda com esse automóvel?

Como falamos no início do texto, uma das características mais interessantes do carro adaptado é que, mesmo sendo personalizado para o condutor, pode ser dirigido por qualquer motorista habilitado. Ou seja, pode ser anunciado em uma plataforma de carsharing, como a moObie. 

Por meio do app para ganhar dinheiro, você define os dias que seu carro fica disponível para locação e define um preço para sua diária. Assim, é possível ganhar dinheiro com seu veículo sem sair de casa. Interessante, não é mesmo? 

Tem outras dúvidas sobre o carro adaptado? Deixe sua pergunta na caixa de comentários abaixo! 

Entre na discussão