Busca
Busca
Álcool ou gasolina: qual o melhor para abastecer? Descubra!

Álcool ou gasolina: qual o melhor para abastecer? Descubra!

Álcool ou gasolina: qual o melhor para abastecer?

Um fato: os carros flex revolucionaram o mercado nacional! Afinal, trata-se de uma motorização versátil e que aprimorou o poder de escolha dos consumidores. Entretanto, o aumento de opções também teve um efeito confuso sobre as pessoas, que em sua grande maioria, desconhecem as vantagens específicas ao usar álcool ou gasolina.

Considerando esse tema, desenvolvemos um artigo para comparar esses combustíveis, ajudando você a tomar a melhor decisão no próximo abastecimento. Por isso, nos acompanhe e descubra qual é melhor para o seu carro: álcool ou gasolina

Qual a importância de escolher combustíveis de qualidade?

Antes, devemos ressaltar a importância dos abastecimentos aos veículos compartilhados! Mas,  não nos entenda mal, pois todos os carros se beneficiam dos combustíveis de qualidade. Porém, a realidade é que, infelizmente, muitos postos operam à margem da lei, adulterando seus produtos e, assim, enriquecendo ilicitamente.

Embora não seja possível identificar o abastecimento adulterado de maneira imediata, é importante tomar algumas precauções! Desse modo, o mais sensato a se fazer é apenas confiar em postos com bandeira reconhecidas, já que a atividade desses empreendimentos costuma seguir o regulamento da franquia, assim como suas fiscalizações de qualidade e adequação legal.

Perceba que os combustíveis adulterados são venenos silenciosos ao conjunto mecânico de um veículo. Seja com álcool ou gasolina, a adulteração implica na adição de componentes inadequados e/ou inúteis para combustão.

Como resultado, a um primeiro momento, o condutor perceberá que o veículo se tornou menos ágil, com acelerações anestesiadas e menos econômico, com um aumento súbito do consumo.

Ambas situações são causadas pela mistura de combustível real a complementos inúteis. Já no longo prazo, o proprietário lidará com o desgaste avançado dos componentes internos, que acumularam impurezas metálicas e viscosas durante sua utilização.

É melhor abastecer com álcool ou gasolina?

É melhor abastecer com álcool ou gasolina

Depende! Isso ocorre pelo fato de que as duas alternativas entregam experiências de condução um pouco diferentes entre si. Assim, a resposta para essa pergunta depende muito do perfil do condutor atrás do volante. Entenda mais abaixo!

Quando falamos em composição:

  • o álcool ou melhor dizendo, o etanol, é um produto derivado da extração e processamento da cana de açúcar, sendo, portanto, um combustível vegetal;
  • a gasolina é resultante da extração e refinamento do petróleo, sendo então, um combustível fóssil.

Quando o critério é sustentabilidade:

  • o etanol se destaca por ser oriundo de uma fonte renovável, além de emitir menos CO² em sua queima;
  • a gasolina perde, já que surge de uma fonte finita e ainda gera mais dióxido de carbono durante sua combustão.

Já quanto o assunto é consumo:

  • a gasolina é a melhor opção. Por ser menos reativa na câmara, apresenta uma queima mais cadenciada e eficiente, resultando em melhores médias de consumo;
  • o etanol perde, já que é bastante comburente ao contato com a faísca durante a combustão. Assim, queima mais rápido e em maior quantidade.

Mas, quando pensamos em desempenho:

  • o etanol vence, pois sua reatividade na câmara implica em um veículo mais explosivo, ágil e vigoroso nas acelerações;
  • Porém, a gasolina não perde, pois apenas faz com que o veículo desempenhe a sua performance convencional, sem excepcionalidades.

Já tratando-se de preços:

  • o etanol sempre será a alternativa mais barata;
  • já a gasolina sofre com as variações do preço do barril do petróleo e interferências econômicas do Governo.

Contudo, nem sempre o etanol apresentará o melhor custo-benefício, já que os veículos consomem 30% a mais quando abastecidos com essa opção. Portanto, identifique a melhor opção multiplicando o preço da gasolina por 0,7. Caso resulte em um valor superior ao litro do etanol, abasteça com etanol.

Mas para além dessas ponderações, lembre-se que: o correto é abastecer com combustíveis de qualidade. 

Agora que você está preparado para decidir entre álcool ou gasolina, que tal conscientizar os seus amigos sobre o tema? Então, aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais

Entre na discussão