Busca
Busca
Viagem de carro: 8 dicas imperdíveis

Viagem de carro: 8 dicas imperdíveis

Viagem de carro: dicas imperdíveis

Uma experiência inesquecível, a viagem de carro é um verdadeiro sonho para muitas pessoas. Porém, muito mais do que definir a rota ideal, se mostra importante ter alguns cuidados. Afinal, o planejamento para alcançar conforto e segurança durante o trajeto é essencial. 

Antes de colocar o pé na estrada e curtir uma viagem de carro inesquecível, você precisa conhecer alguns segredos. Pensando nisso, separamos 8 dicas imperdíveis para o motorista que pretende viver essa experiência. Confira: 

1 – Escolha o destino (e pesquise muito sobre o local)

Como viajar de carro requer atenção, é importante decidir seu roteiro com antecedência. Conforme o destino selecionado, é possível realizar planejamentos diferentes. Nesse sentido, percorrer grandes distâncias no Brasil é muito diferente de visitar outro país. 

Faça buscas na Internet e converse com amigos que já viajaram a região que você pretende visitar. Conhecer bem seu destino permite que você antecipe problemas. Por isso, é um passo fundamental no planejamento da viagem de carro

2 – Faça a revisão do seu veículo antes da viagem de carro…

Você pretende viajar com seu carro? Então, é preciso se certificar de que o automóvel esteja em perfeitas condições para realizar o trajeto planejado. Esses cuidados evitam problemas e permitem que você curte mais cada momento. Veja o que não pode faltar:

  • Verificar o nível do óleo;
  • Trocar o filtro;
  • Conferir o sistema de freios;
  • Revisar a direção;
  • Conferir a qualidade dos pneus e estepes;
  • Revisar a água;
  • Conferir o funcionamento dos faróis;
  • Levar triângulo e extintor. 

Como fazer uma revisão antes de viajar pode incluir outras mudanças e melhorias, visite o mecânico algumas semanas antes da sua partida. Isso te auxilia a ter tempo para deixar tudo pronto antes da viagem de carro

3- …ou opte pelo aluguel de um veículo

Aluguel de veículo na viagem de carro

Outra opção bastante viável para quem pretende viajar de carro é o aluguel de veículos. Esse acordo por ser realizado com o próprio proprietário do automóvel em uma plataforma de carsharing, o que garante mais segurança durante o processo e preços realmente justos. 

Essas plataformas permitem que você escolha o veículo, combine o período da viagem de carro por aplicativo e realize o pagamento por cartão de crédito de maneira fácil e muito rápida. Só fique atento quanto às regras de limite de quilometragem! 

4 – Coloque todos os gastos da viagem de carro na ponta do lápis

Combustível, pedágio, alimentação, hospedagem… Anote a média de todos os custos da sua viagem de carro. Enquanto os hotéis podem ser reservados por internet, o que facilita o controle financeiro, outros aspectos precisam de alguns cálculos. Tendo em mente a média de quilômetros que seu veículo faz por litro, fica mais fácil controlar os abastecimentos durante o trajeto. 

5 – Deixe seu smartphone preparado

Além de preparar uma ótima playlist para a viagem de carro, é preciso ver o potencial do seu smartphone durante todo o trajeto. Como falamos anteriormente aqui no blog, existem alguns aplicativos de carro que auxiliam o motorista durante a direção. É possível verificar informações de trânsito e, até mesmo, conferir o consumo de combustível do automóvel. Por isso, conte com a ajuda da tecnologia na palma da sua mão. 

6 – Confira informações sobre o clima

Cerca de duas semanas antes da partida, já é possível encontrar as primeiras previsões sobre as condições climáticas do destino escolhido. Além de te ajudar a selecionar as roupas adequadas na hora de arrumar a mala, essas informações auxiliam o planejamento de passeios e períodos de descanso. 

7- Programe suas paradas na viagem de carro

Uma medida de segurança essencial, as paradas programadas te auxiliam a só estacionar seu veículo em locais seguros. Assim, antes da viagem de carro, lembre-se de buscar informações sobre a rota escolhida. Por isso, criar um guia sobre onde e quando parar garante o conforto e diminui as probabilidades de problemas. 

8 – Prepare um kit para emergências

Seja na estrada ou fora dela, imprevistos acontecem. Dessa maneira, é muito interessante prever possíveis acontecimentos por meio da composição de um conjunto de emergências. Além de um kit de primeiros socorros, para a viagem de carro, é preciso separar medicamentos e outros itens essenciais.

 Apesar da composição desse conjunto ser muito particular, levá-lo é uma regra essencial para qualquer tipo de viagem, principalmente aquelas mais longas. 

Gostou de conhecer algumas dicas sobre a viagem de carro? Se sim, aproveite para nos contar qual o destino da sua próxima viagem do tipo. 

Entre na discussão