Busca
Busca
Pensando em viver sem carro? Descubra meios de transporte alternativos

Pensando em viver sem carro? Descubra meios de transporte alternativos

Ter seu próprio carro pode dar muita autonomia, mas não é sempre um mar de rosas. Basta pegar o trânsito da saída do trabalho em um dia de temporal para se estressar na direção. Isso sem contar com os gastos com gasolina, impostos e manutenções. Se você se incomoda com essas coisas, talvez já tenha considerado viver uma vida sem carro.

Você não é o único. Seja pela economia, ou pela vontade de levar um estilo de vida mais saudável ou sustentável, cada vez mais pessoas têm aberto mão do carro e experimentado meios alternativos de transporte. Mas será que para quem vive em uma cidade grande, em que tudo é longe de tudo, isso é possível? A resposta é sim. Quem decide apostar em uma vida sem carro encontra cada vez mais alternativas de transporte. Destacamos abaixo algumas delas para você se animar, e fazer parte desse grupo também:

Pedale pela cidade

Apostar na magrela para se locomover pela cidade pode ser uma ótima escolha. Além de ser um ótimo exercício, é bem provável que depois de pegar a prática de pedalar na cidade você chegue mais rápido no seu destino do que se você fosse de carro. Em São Paulo, que já tem mais de 400km de ciclovias e ciclofaixas, por exemplo, a bicicleta venceu sete das 10 últimas edições do Desafio Intermodal, projeto da CicloBR que compara os tempos de deslocamento de diferentes meios de transporte em cidades.

Use o carro de outras pessoas

A bicicleta pode ser ótima para ir e voltar do trabalho, mas não é o ideal para fazer compras no supermercado, e também não serve para um passeio de final de semana, ou para pegar a estrada. A solução para esses momentos são plataformas de compartilhamento de carros. Você escolhe o carro que quiser pelo período que precisar falando direto com o proprietário, sem a burocracia das locadoras de carro.

Você pode acabar descobrindo que seu vizinho de porta tem um carro que só usa nos fins de semana e pode ser aproveitado por você. Em comunidades como essa, todo mundo ganha: quem precisa de carro e quem tem um carro disponível e pode ganhar uma grana extra alugando ele. A cidade também ganha, já que elas ajudam a diminuir o número de carros nas ruas, e, consequentemente, o trânsito e a poluição.

Explore sua cidade a pé

Para trajetos mais curtos, e passeios sem pressa de final de semana, calçar os tênis e andar por aí também é uma ótima alternativa. Especialistas afirmam que, para evitar o sedentarismo, uma pessoa deveria dar 10 mil passos por dia, mas muitas pessoas em cidades grandes não chegam nem na metade disso. Caminhar é um exercício excelente e pode ser uma ótima maneira de ver a sua cidade com outros olhos e conhecer novos lugares. Se você gosta de caminhar, mas mora muito do longe do trabalho, sempre tem a opção de caminhar até uma parada de ônibus, estação de metrô ou uma parada de bicicleta e fazer só uma parte do caminho a pé. Esse hábito já vai trazer um pouco de movimento para o seu dia a dia, e ainda é uma ótima forma de economizar.

Entre na discussão