Ter seu próprio carro pode dar muita autonomia, mas não é sempre um mar de rosas. Basta pegar o trânsito da saída do trabalho em um dia de temporal para se estressar na direção. Isso sem contar com os gastos com gasolina, impostos e manutenções. Se você se incomoda com essas coisas, talvez já tenha considerado viver uma vida sem carro.
Você não é o único. Seja pela economia, ou pela vontade de levar um estilo de vida mais saudável ou sustentável, cada vez mais pessoas têm aberto mão do carro e experimentado meios alternativos de transporte. Mas será que para quem vive em uma cidade grande, em que tudo é longe de tudo, isso é possível? A resposta é sim. Quem decide apostar em uma vida sem carro encontra cada vez mais alternativas de transporte. Destacamos abaixo algumas delas para você se animar, e fazer parte desse grupo também:
Pedale pela cidade
Apostar na magrela para se locomover pela cidade pode ser uma ótima escolha. Além de ser um ótimo exercício, é bem provável que depois de pegar a prática de pedalar na cidade você chegue mais rápido no seu destino do que se você fosse de carro. Em São Paulo, que já tem mais de 400km de ciclovias e ciclofaixas, por exemplo, a bicicleta venceu sete das 10 últimas edições do Desafio Intermodal, projeto da CicloBR que compara os tempos de deslocamento de diferentes meios de transporte em cidades.
Use o carro de outras pessoas
A bicicleta pode ser ótima para ir e voltar do trabalho, mas não é o ideal para fazer compras no supermercado, e também não serve para um passeio de final de semana, ou para pegar a estrada. A solução para esses momentos são plataformas de compartilhamento de carros. Você escolhe o carro que quiser pelo período que precisar falando direto com o proprietário, sem a burocracia das locadoras de carro.
Você pode acabar descobrindo que seu vizinho de porta tem um carro que só usa nos fins de semana e pode ser aproveitado por você. Em comunidades como essa, todo mundo ganha: quem precisa de carro e quem tem um carro disponível e pode ganhar uma grana extra alugando ele. A cidade também ganha, já que elas ajudam a diminuir o número de carros nas ruas, e, consequentemente, o trânsito e a poluição.
Explore sua cidade a pé
Para trajetos mais curtos, e passeios sem pressa de final de semana, calçar os tênis e andar por aí também é uma ótima alternativa. Especialistas afirmam que, para evitar o sedentarismo, uma pessoa deveria dar 10 mil passos por dia, mas muitas pessoas em cidades grandes não chegam nem na metade disso. Caminhar é um exercício excelente e pode ser uma ótima maneira de ver a sua cidade com outros olhos e conhecer novos lugares. Se você gosta de caminhar, mas mora muito do longe do trabalho, sempre tem a opção de caminhar até uma parada de ônibus, estação de metrô ou uma parada de bicicleta e fazer só uma parte do caminho a pé. Esse hábito já vai trazer um pouco de movimento para o seu dia a dia, e ainda é uma ótima forma de economizar.