Busca
Busca
O que fazer no dia do rodízio de carros em São Paulo?

O que fazer no dia do rodízio de carros em São Paulo?

O que fazer no dia do rodízio de carros em São Paulo?

A mobilidade urbana é um assunto que sempre deve estar em pauta. Principalmente quando falamos de uma cidade como São Paulo, reconhecida por seu trânsito intenso e enorme número de automóveis. Uma estratégia que visa reduzir o número de veículos na capital é o rodízio de carros. 

Como outras iniciativas do governo, o rodízio de carros divide opiniões. Porém, a política, quase sempre gera muitas dúvidas. Pensando nisso, criamos um post explicando o assunto e dando sugestões para o motorista se locomover na cidade durante o dia do seu rodízio. Confira: 

Como funciona o rodízio em São Paulo? 

O rodízio municipal funciona como uma política de mobilidade urbana restringindo a circulação de caminhões e automóveis em algumas horas da semana. Assim, o objetivo da iniciativa é que as principais regiões da cidade fiquem menos congestionadas.

No rodízio de carros e caminhões de São Paulo, a restrição acontece por meio do dia da semana e o final da placa do veículo. Desse modo, se a placa do seu automóvel termina em determinado dia do rodízio, não é permitido dirigir seu auto dentro da zona delimitada pela Prefeitura. Assim, fique atento!

DiaFinal da Placa
Segunda1 e 2
Terça3 e 4
Quarta5 e 6
Quinta7 e 8
Sexta9 e 0

Não há rodízio de carros aos sábados, domingos e feriados. Além disso, é importante destacar que, mesmo em dias de rodízio, a circulação de táxis, transporte escolar, veículos de serviços essenciais, de emergência, guinchos e motocicletas não é restrito. 

Qual o horário do rodízio na capital? 

O horário do rodízio de carros ocorre durante os dois principais períodos de trânsito em São Paulo: de segunda a sexta, das 07 às 10 horas e das 17 às 20 horas. 

Qual a zona do rodízio de carros? 

Como falamos anteriormente, existe uma zona delimitada pela Prefeitura em que as regras do rodízio de carros é aplicada. Esse espaço abrange todas as regiões da Grande São Paulo. Para conferir o mapa completo, clique aqui e confira a área restrita

Alternativas de locomoção durante o rodízio 

Alternativas para o dia do rodízios de carros em São Paulo

Se você possui um veículo e já está acostumado a utilizá-lo diariamente, o dia do rodízio de carros pode ser frustrante. Por isso, a estratégia de muitos motoristas é utilizar um horário alternativo. Ou seja, sair de casa bem mais cedo ou mais tarde do que o comum. Porém, existem algumas alternativas de locomoção bem interessantes que podem ser utilizadas durante esses momentos. Confira: 

Alugue um carro 

Uma ótima opção durante o rodízio de carros é o aluguel de veículos de pessoa para pessoa. Na moObie, por exemplo, é possível entrar em contato diretamente com o proprietário do veículo e locar um veículo por curtos períodos, como no dia do seu rodízio, por exemplo. Clique aqui para conhecer os benefícios desse tipo de aluguel

Como você já tem um veículo, é importante também considerar a possibilidade de disponibilizar seu automóvel na plataforma nos períodos em que você não está utilizando o veículo. Dessa maneira, a fim de conhecer um pouco mais do assunto e descobrir como ganhar dinheiro com a iniciativa, clique aqui

Pegue uma carona

Você provavelmente tem amigos ou colegas de trabalho que fazem um trajeto similar ao seu. Desse modo, uma boa ideia é pegar uma carona com eles no dia do seu rodízio de carros. Se não for seu caso, ainda é possível fazer isso por meio de aplicativos como o Waze Carpool. No app, você cadastra seu trajeto diário e os horários de ida e retorno. Em seguida, o sistema te conecta com um motorista com uma rota semelhante a sua. 

Como a iniciativa contribui para um uso mais inteligente das vias urbanas – o que contribui para a diminuição do trânsito -, é indicado que você também aceite caronas pelo aplicativo nos dias que seu carro pode transitar livremente pela capital. Assim, para conhecer um pouco mais dos benefícios de compartilhar carros, leia nosso post sobre o assunto

Se seu destino for próximo, pedale 

É cada vez mais comum observar as bicicletas sendo utilizadas como um meio de transporte nas grandes cidades. Desse modo, pedalar pode ser uma boa alternativa no dia do rodízio do seu carro. A capital de São Paulo conta com uma rede de ciclovias, clicorrotas e ciclofaixas de quase 500km. 

A capital de São Paulo conta com uma rede de ciclovias, clicorrotas e ciclofaixas de quase 500km. 

Utilizar uma bike é uma iniciativa saudável, econômica e muito interessante! Por isso, nunca descarte essa possibilidade.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o rodízio de carros de São Paulo? Então, não se esqueça de considerar uma das alternativas de mobilidade, como a moObie! 

Entre na discussão