Busca
Busca
Carro compartilhado: 7 vantagens que você não conhecia

Carro compartilhado: 7 vantagens que você não conhecia

Carro compartilhado: conheça as vantagens

O uso do carro compartilhado consiste em uma nova alternativa para a mobilidade urbana. O carsharing envolve o aluguel de automóveis próprios por hora ou dia. O checkin e checkout são facilitados, o que possibilita mais autonomia aos proprietários de veículos. 

Mas, o que muita gente não sabe, é que disponibilizar ou alugar um carro compartilhado têm uma série de benefícios. Pensando nisso, destacamos aqui 7 vantagens muito interessantes de um veículo do tipo. Confira: 

1- Melhora o trânsito

O raciocínio é bem simples: menos carros nas ruas, menos trânsito. No passado, o veículo próprio era visto como uma das únicas possibilidades de transporte. Porém, com o surgimento de plataformas como a moObie, Waze car pool e Uber, essa realidade vem mudando. Cada um da sua maneira, esses serviços modificam a forma como enxergamos a mobilidade urbana.

A moObie conecta proprietários de automóveis com quem busca alugar um carro. Essa possibilidade diminui a necessidade de posse de um veículo, aproveitando um recurso que já existe e pode estar esperando na casa do seu vizinho, por exemplo. Enquanto isso, o Waze Carpool usa o conceito de carona para aproveitar pessoas que fazem trajetos semelhantes, diminuindo o número de autos nas ruas, ideia similar do recurso “Juntos” da Uber!

Além disso, estudos comprovam os benefícios desse recurso. Alguns deles mostram que um carro compartilhado reduz 13 automóveis particulares no trânsito! Com o aumento da procura por essa demanda, o trânsito melhoraria consideravelmente. 

2- O carro compartilhado reduz a poluição 

Carros compartilhados também contribuem ao meio ambiente. Uma das vantagens mais óbvias do carsharing é que quando o número de carros diminui, o mesmo acontece com as emissões de poluentes.

Uma pesquisa divulgada em 2019 pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo mostrou que os veículos de passeio são os responsáveis por 62% das emissões de monóxido de carbono. Nos Estados Unidos, segundo estudos, esse número chega aos 75%. Esses são apenas mais alguns argumentos que comprovam a necessidade de enxergar o carro como um bem a ser compartilhado.

3 – O carro compartilhado te faz ganhar dinheiro

Carro compartilhado te faz ganhar dinheiro

Se você possui um automóvel, o carsharing te possibilita outro ganho: o aumento da sua renda. 

Tornando seu carro compartilhado em uma plataforma do tipo, é possível controlar o número de viagens e decidir quem é o motorista que vai ficar um tempo com seu veículo. Essa autonomia te oferece segurança e conforto de tomar as decisões que envolvem esse bem. 

4 – …ou economizar 

O veículo não é uma posse exatamente barata. Sendo assim, entender a real necessidade de ter um é muito importante. Se você não pretende utilizar um automóvel com uma alta frequência, fazer uso de um carro compartilhado é uma ótima alternativa.

5 – Diminui os estacionamentos (e a competição por vagas)

A queda do número de carros rodando nas cidades também resulta em outro benefício: a diminuição do número de estacionamentos nos grandes centros urbanos. De acordo com alguns especialistas, essa queda na necessidade de estacionar pode resultar em áreas verdes mais cultivadas que melhoram a qualidade de vida das pessoas. 

Além de todos esses ganhos com o carro compartilhado, existe outro benefício. Se você estiver dirigindo um veículo e pretende estacionar, a competição por vagas será muito menor. Bem legal, não é mesmo? 

6 – Proporciona uma cultura colaborativa

O carro compartilhado traz outro grande benefício. É um elemento que contribui para uma cultura mais colaborativa, sendo principalmente pautado pelo conceito de economia compartilhada, assunto que já falamos aqui no blog. 

Esse tipo de definição pretende dar mais valor a experiência que um bem ou objeto proporciona do que sua posse em si. E, dessa forma, reduz desperdícios. 

7 – O carro compartilhado resulta em menor compra de combustível

Você provavelmente já sabe que a maioria dos combustíveis, principalmente a gasolina, são conhecidos por poluir o meio ambiente. Inclusive, sua extração causa danos em determinadas áreas do planeta. 

Nesse sentido, o carro compartilhado possibilita que a utilização desses recursos seja mais inteligente, o que contribuiu ainda para a conservação dos combustíveis para o futuro. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as vantagens de um carro compartilhado?Então, continue acompanhando nosso blog para receber outras notícias sobre o assunto!

Entre na discussão