Busca
Busca
O que é Car Sharing P2P?
o-que-é-carsharing-p2p

O que é Car Sharing P2P?

Entender o que é o Car Sharing é simples. Sua principal proposta é trazer uma solução flexível para quem precisa de um carro temporariamente. Mas, para aproveitar seus benefícios e porque essa é uma tendência importante para a sociedade, primeiro é preciso saber o que é P2P e como ela impacta o Car Sharing.

Essa proposta moderna de compartilhamento de veículos ainda criou a oportunidade para quem tem um carro e não o utiliza o tempo todo conseguir ganhar um dinheiro extra.

Os benefícios para quem adere a esse serviço também envolvem melhorar o trânsito, principalmente nas cidades grandes, além de praticar um consumo consciente e mais sustentável. A seguir, descubra em mais detalhes o que é P2P e como funciona o Car Sharing P2P.

O que é P2P, como funciona e qual sua origem?

Funcionamento

P2P significa Peer-to-peer ou Pessoa para Pessoa, mas também pode ser encontrado como Consumidor para Consumidor (C2C). Esse é um termo amplo, utilizado em vários tipos de economia compartilhada. Trata-se da prestação de serviço entre pessoas físicas, e não de uma empresa (pessoa jurídica) para os clientes (pessoas físicas).

Mas é importante ressaltar que, quando uma companhia faz o intermédio entre os indivíduos, ainda é considerado P2P, pois a organização não está fazendo a venda, mas funcionando como um canal entre as partes.

Veja como funciona uma empresa de Car Sharing que atua na modalidade de P2P: ela cria um software no qual o proprietário de um carro e os interessados em alugá-lo fazem seus respectivos cadastros no sistema para realizarem suas negociações. O papel do aplicativo é conectar as pessoas, mediar a negociação e garantir que todo o procedimento seja feito com segurança.

É importante não confundir esse termo com o Peer-to-Peer da informática. Essa é uma tecnologia em que cada usuário contribui parcialmente para a manutenção de um sistema ou de um banco de dados, sem que tudo dependa de um único servidor. Já o P2P na economia compartilhada é utilizado para descrever transações realizadas entre consumidores.

A origem do P2P

O P2P tem sua origem ligada ao início da economia colaborativa. Depois da crise mundial de 2008, muitas pessoas perceberam que o modelo de consumo vigente na época era insustentável. As pessoas passaram a procurar meios de economizar em seus gastos, desenvolver formas de adquirirem rendas extras e diminuir o consumo de produtos. A estratégia que atende a todos esses requisitos é a prestação de serviços ou locação de bens diretamente entre as pessoas, o P2P.

Por exemplo, quando uma pessoa precisa de uma ferramenta, mas apenas a utilizará por poucas horas, ela simplesmente aluga de um amigo ou vizinho. Assim, ele não precisaria comprar a ferramenta e a outra parte ainda conseguia uma renda extra. Além de aumentar a eficiência dos objetos, a economia compartilhada contribui para o desenvolvimento sustentável, pois reduz o gasto dos recursos naturais e diminui a poluição.

Desenvolvimento do P2P no Brasil e no mundo

Diante das vantagens do P2P, várias plataformas colaborativas começaram a surgir no mercado. Com elas, as pessoas têm suas necessidades supridas sem precisar adquirir bens excessivamente custosos. É possível que você use essas plataformas e não saiba que se tratem de economia compartilhada P2P.

Um exemplo é o Airbnb, que funciona como mediador na locação de quartos e residências. Outro exemplo é o moObie, que permite que um proprietário alugue o seu veículo quando não estiver usando-o, fazendo uma renda extra.

O que é e como funciona o Car Sharing P2P?

Modos de compartilhamento

As plataformas colaborativas incentivaram a criação do Car Sharing. Com esse modelo, é possível alugar um carro para atividades específicas e livre de burocráticas. A flexibilidade do Car sharing fica evidente tanto na burocracia quanto nos preços, que tendem a ser mais baixos que a locação tradicional. A retirada e a entrega do veículo podem ocorrer em diferentes pontos de localização, e o preço é cobrado por diária e/ou hora de aluguel.

Pegou, usou e devolveu

O compartilhamento de automóveis é a locação de pessoa para pessoa, normalmente por meio de uma plataforma. Quem está alugando o carro faz um cadastro no aplicativo, informando seus dados pessoais e do carro. A partir disso, dá para retirar o veículo e utilizá-lo para um fim determinado, como buscar algo distante de casa e levar um grupo de amigos ou familiares até o aeroporto. Completada a atividade, simplesmente ocorre a entrega no local combinado entre o proprietário do carro e quem está o alugando.

Compartilhamento e renda extra

Quem tem um carro próprio, mas o deixa parte do tempo ocioso na garagem, já que mora perto do trabalho ou utiliza transporte público, tem a chance de gerar uma renda a partir dessa ociosidade. Com o Car Sharing, é possível alugar o próprio veículo, em um modelo conhecido como P2P (peer-to-peer). Tudo funciona dentro de um ambiente que oferta segurança na transação do negócio e garantias.

Quem precisa alugar faz cadastro e aceita os termos. Quem tem o automóvel e disponibiliza-se para locá-lo também precisa estar cadastrado na plataforma, até para receber o dinheiro e ficar tranquilo. O local de retirada e entrega do automóvel também é previamente determinado.

Benefícios fornecidos às partes

Quem adere ao Car sharing tem chance de ganhar dinheiro sem precisar realizar um investimento além do que já foi gasto. Como tudo funciona a partir de um aplicativo, é possível oferecer o serviço 24h por dia, sete dias por semana e de forma remota.

Na hora da conta sustentável, que vai ajudar o meio ambiente e o trânsito, a estimativa aponta que cada carro compartilhado significa que até outros 10 não vão precisar circular no trânsito.

Ao entender o que é P2P, você consegue visualizar o porquê do Car Sharing P2P ser uma solução tão benéfica? É, sem dúvidas, uma tendência mundial que representa uma forma moderna de circular pelas cidades.

Quer aderir a esse movimento? Entre agora para o time de parceiros da moObie! Trabalhamos com uma plataforma de Car sharing 100% mobile e com todo o suporte necessário para você conseguir alugar o seu veículo com toda a segurança e flexibilidade possível.

Ganhe dinheiro alugando seu carro para outras pessoas

A moObie é uma plataforma que conecta quem tem um carro com quem precisa de um temporariamente.

Descubra como ganhar!

Entre na discussão