Busca
Busca
Tudo sobre revisão veicular: guia completo

Tudo sobre revisão veicular: guia completo

Tudo sobre revisão veicular: guia completo

De quanto em quanto tempo? Qual a importância? A revisão veicular é um assunto que sempre gera dúvidas entre motoristas. Seja para economizar ou garantir o melhor funcionamento de cada peça do seu carro, a manutenção é essencial.

Alguns condutores podem acreditar que a inspeção automotiva é desperdício de dinheiro ou tempo. Não se engane! A falta da revisão veicular é uma das principais principais causas de acidentes de trânsito. Pensando nisso, separamos as principais informações sobre a manutenção de carros e o que você deve levar em conta antes de fazer a sua. Confira:

A importância da revisão veicular

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo condutor, antes de colocar seu veículo em circulação, deve verificar, acompanhar e garantir as boas condições do funcionamento dos equipamentos do carro. Além disso, como já falamos, a ausência da manutenção pode causar acidentes. Assim, fique atento! 

Peças, dispositivos e sistemas de qualquer carro podem sofrer desgaste natural ou problemas de fabricação. Dessa forma, é óbvio que devemos fazer um acompanhamento constante por meio da revisão veicular, não é mesmo? 

Conheça os principais motivos para realizar a revisão automotiva:

  • Segurança: os check ups periódicos são essenciais. Por meio da revisão veicular, você diminui as chances de problemas com seu veículo e acidentes;
  • Economia: sabe aquelas vezes em que situações se acumulam e algo pequeno se torna um grande problema? Isso é o que ocorre quando não acompanhamos o desempenho do nosso carro. Na maioria das vezes, os danos que causam pesam no bolso. Além disso, a falta de revisão veicular também pode fazer o automóvel consumir mais combustível do que deveria. E quem paga isso é você!;
  • Evitar multas: como falamos anteriormente, o Código de Trânsito Brasileiro destaca a importância de conduzir seu carro em bom estado de conservação. Quem não faz isso pode ser autuado como uma infração grave que resulta em multa e, até, apreensão do veículo. 

A revisão automotiva sempre deve ser feita pelo mecânico? 

Na maioria dos casos, sim. Porém, a resposta para essa pergunta varia conforme o seu conhecimento em mecânica. Em linhas gerais, os condutores possuem boas noções do assunto. Assim, veja algumas coisas que podem ser verificadas de forma fácil:

  • Conferir a calibragem dos pneus;
  • Verificar o nível de óleo no motor;
  • Checar o funcionamento das lâmpadas;
  • Observar a carga da bateria;
  • Garantir a quantidade correta de água no radiador.

De quanto em quanto tempo é preciso fazer a revisão veicular? 

Existem duas maneiras de garantir que o prazo da revisão veicular vem sendo cumprida:

  • Tempo de uso: 6 meses;
  • Quilometragem: 10 mil quilômetros.

Entretanto, é importante destacar que cada montadora conta com suas próprias definições sobre os períodos indicados para a revisão veicular. Para encontrar essa informação, leia seu manual do proprietário. 

Tipos de manutenção

A maioria das pessoas acha que toda revisão veicular é igual. Não é o caso! Existem três tipos de manutenções de carro com propostas diferentes:

  • Revisão preventiva: aqui o objetivo é prevenir qualquer problema futuro quanto aos equipamentos e peças do seu carro, como a calibragem dos pneus. É comumente realizada uma vez por semestre;
  • Revisão preditiva: nesse caso, a proposta é programar reparos de determinadas falhas apresentadas pelos veículos ou prever possíveis problemas, como a falta de óleo no motor, por exemplo. 
  • Manutenção corretiva: esse tipo de conserto ocorre quando o funcionamento de alguma peça ou equipamento do carro já está comprometido. Assim, nunca ocorre de forma programada e pode resultar em um gasto maior do que nos outros tipos de revisão veicular

Checklist da manutenção veicular

Diferentes carros exigem uma revisão automotiva diferente. Afinal, como você sabe, praticamente cada modelo conta com suas particularidades. Porém, existem alguns pontos de atenção que todo motorista deve ter ao realizar essa manutenção. Veja:

  • Garantir o funcionamento correto dos freios;
  • Conferir o sistema de transmissão;
  • Checar o motor;
  • Garantir o bom funcionamento do sistema elétrico, como a bateria
  • Checar os pneus

Gostou de conhecer um pouco mais sobre como fazer a revisão veicular perfeita? A manutenção apropriada, além de garantir uma condução segura, permite que você aumente seus rendimentos na moObie. Afinal, qualquer um prioriza um carro em ótimo estado, não é mesmo? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Entre na discussão