Busca
Busca
O que é Renach e como consultar

O que é Renach e como consultar

O que é Renach e como consultar?

Até quem não possui um veículo já percebeu a infinidade de siglas que fazem parte do universo automotivo. E, quando falamos da legislação de trânsito, esse número praticamente dobra. Desse modo, se você é proprietário de um carro, é essencial conhecer os assuntos mais importantes sobre esse tema. Pensando nisso, hoje vamos falar o que é Renach

Dúvida muito recorrente entre os motoristas, entender o que é Renach é mais fácil do que você imagina. Por isso, confira agora mesmo nosso conteúdo sobre o assunto e aprenda ainda a consultar esse registro tão importante para qualquer condutor. 

Então, o que é Renach? 

Renach – Registro Nacional de Carteiras de Habilitação – é um banco de dados que registra todas as informações e histórico de motoristas do Brasil, funcionando como um verdadeiro raio-X. Funciona como um histórico do início da habilitação, trocas de categoria, penalidades e suspensão do direito de conduzir, além de outros elementos importantes. 

Os dados registrados no Renach fazem parte do órgão mais importante de trânsito brasileiro, o Denatran. Além disso, as informações também podem ser conferidas pelas bases estaduais do Detran. O Registro Nacional ainda é responsável pela emissão da CNH e da Permissão Internacional para Dirigir (PID). 

Mas, para que serve o Renach? 

Agora que você sabe o que é Renach, é preciso entender para que o registro realmente existe, não é mesmo? Bem, considere a quantidade de motoristas habilitados em nosso país. É de extrema importância que exista um banco de dados com informações consolidadas sobre os condutores. 

Como existe um Detran por estado, quando falamos de mudanças de domicílio, as informações de registro de um motorista não seriam facilmente acessadas. Desse modo, possibilita um sistema único e que pode ser acessado por todos os órgãos de trânsito brasileiros. 

Como encontrar na sua CNH

Como encontrar Renach na CNH

O número do seu Renach pode ser encontrado no verso da sua carteira de habilitação logo abaixo da data de emissão da CNH. O registro é composto pela abreviação do seu estado (SP, por exemplo) e nove algarismos. 

É importante conhecer o número, já que é preciso utilizá-lo para acessar uma série de serviços disponíveis no Detran. 

Como consultar seu Renach 

Apesar de não ser possível acessar todas as informações que fazem parte do seu Renach, o condutor pode conferir alguns dados no registro. A fim de consultar isso, é preciso entrar no site do Detran de seu estado. Um dos elementos mais importantes do registro diz respeito à pontuação do motorista.

Agora que você sabe o que é Renach, para que serve e aprendeu a consultar seu registro, não deixe de nos contar qual outro tema gostaria de ler aqui no blog da moObie! 

Entre na discussão