Busca
Busca
O que é DUT? Descubra agora!
O que é DUT? Descubra agora!

O que é DUT? Descubra agora!

Você deseja vender seu carro ou pretende adquirir um automóvel usado ou seminovo? Então, é preciso entender como funciona a transferência de veículos. Como esse processo é obrigatório, se mostra importante conhecer bem o assunto. E, uma das principais dúvidas das pessoas que se interessam sobre o tema costuma ser: o que é DUT

O DUT é um dos documentos obrigatórios na transferência de veículos. Por isso, para te ajudar, criamos esse conteúdo com o objetivo de solucionar as principais dúvidas de condutores sobre o assunto. Confira:

Afinal, o que é DUT? 

DUT, ou Documento Único de Transferência, é um dos elementos mais importantes do processo de transferência de carros entre o antigo e o novo proprietário do veículo. O documento funciona como um comprovante dessa troca e deve estar sempre regularizado. 

É importante ressaltar que todo veículo automotor (caminhões, motos e automóveis) deve ser registrado por meio do DUT. O registro inclui informações importantes como placa, cor, modelo, ano e Renavam. 

Ganhe dinheiro alugando seu carro para outras pessoas

A moObie é uma plataforma que conecta quem tem um carro com quem precisa de um temporariamente.

Descubra como ganhar!

Qual a diferença entre DUT e CRV? 

Existe diferença entre DUT e CRV?

Se você acompanha o blog da moObie, provavelmente já leu nossos conteúdos sobre como fazer transferência de veículos sem segredo ou nosso tira dúvidas sobre o CRV. Assim, é fácil perceber que DUT e CRV são a mesma coisa! Com a mesma função, o Documento Único de Transferência e o Certificado de Registro de Veículo são formas diferentes de falar da mesma documentação: o “recibo” de aquisição e posse de um veículo. 

Em 1985, o Detran mudou a nomenclatura do DUT de forma oficial para CRV. Entretanto, até hoje, muitos proprietários ainda conhecem o registro como Documento Único de Transferência. 

Seu porte é obrigatório? 

O porte do DUT não é obrigatório. Diferentemente do CRLV, que pode ser apresentado durante a fiscalização de agentes de trânsito, o Documento Único de Transferência não é exigido em paradas. Entretanto, não é menos importante do que outros registros do universo automotivo. Por isso, deve ser sempre guardado em um lugar seguro. 

“Perdi o DUT”. O que fazer?

Como falamos no decorrer do texto, o DUT – ou CRV – só deve ser utilizado quando você vende seu carro. Assim, como não é usado com frequência, alguns proprietários acabam perdendo o documento. 

Se esse for o seu caso, é preciso solicitar uma nova via ao Detran. Para isso, deve-se registrar a perda oficial do seu documento fazendo um boletim de ocorrência. Em seguida, se mostra necessário pagar uma taxa. O valor é diferente em cada Estado. Por isso, fique atento.

DUT em branco: o que é? 

Agora que você sabe o que é DUT, percebeu que o documento serve como uma comprovação que você realmente possui seu automóvel. Assim, ao vendê-lo, se mostra necessário atualizar o documento com os dados do novo proprietário. 

Mas, o que é DUT em branco? Bem, essa prática acontece quando vendedor ou comprador de um automóvel não deseja informar ao Detran que ocorreu a “troca” de proprietário do veículo. Isso normalmente acontece quando o carro tem pendências financeiras. 

De toda forma, a transferência correta de proprietário de um veículo é obrigatória e o documento em branco é uma prática sujeita à punições. 

Gostou de aprender o que é DUT e conhecer os principais elementos do assunto? Então, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Ganhe dinheiro alugando seu carro para outras pessoas

A moObie é uma plataforma que conecta quem tem um carro com quem precisa de um temporariamente.

Descubra como ganhar!

Entre na discussão