Busca
Busca
O que é CRV? Tire suas dúvidas!

O que é CRV? Tire suas dúvidas!

O que é CRV? Descubra agora!

Se você tem um carro, aprender o que é CRV é verdadeira obrigação. Esse documento extremamente importante pode ser confundido com o CRLV, assunto que já tratamos aqui no blog. Entretanto, esses certificados são diferentes. 

Se você não sabe o que é CRV ou nem ao menos tem a certeza de como encontrar o número desse documento, não se preocupe. Criamos esse conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira: 

Afinal, o que é CRV? 

CRV é o Certificado de Registro de Veículo, também conhecido como DUT ou Documento Único de Transferência. Segundo as leis de trânsito brasileiras, todo veículo automotor (como carros, motos e caminhões), deve possuir o documento, que funciona como um recibo da aquisição e posse de veículos, emitido assim que ocorre o emplacamento.  

Porém, é importante destacar que o porte do CRV não é obrigatório. No entanto, é preciso guardá-lo em um lugar seguro e de fácil acesso. Afinal, você deve recorrer ao documento durante a transferência de veículos. Vamos falar mais sobre isso a seguir. 

A importância do CRV

A importância do CRV

Há pouco citamos que o CRV funciona como um recibo, não é mesmo? De fato, esse certificado comprova que você é proprietário do seu veículo. Além disso, no certificado, é possível encontrar todas as especificações do seu carro. 

Essas são as principais informações que aparecem no documento:

  • Número do Renavam;
  • Tipo de veículo e combustível;
  • Dados do proprietário (nome completo, endereço e CPF);
  • Placa e chassi;
  • Marca e modelo;
  • Ano de fabricação;
  • Cor;
  • Nome do antigo (ou primeiro) proprietário;
  • Data de emissão. 

Saindo de uma concessionária com um veículo zero quilômetro, por exemplo, você recebe seu CRV. Dessa forma, para vender o automóvel, é preciso fazer uso do Certificado de Registro de Veículo, atualizando seu verso com os dados do novo proprietário. 

Para aprender como fazer transferência de veículo, clique aqui e leia nosso post sobre o assunto

Qual a diferença entre CRV e CRLV? 

Explicamos anteriormente o que é CRV. Esse documento é a “identidade” do seu veículo, funcionando como o comprovante da posse desse bem. Enquanto isso, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), é o comprovante de que seu carro pode circular legalmente pela vias brasileiras. 

Outra diferença é que enquanto o CRV não possui prazo de validade, o CRLV, ou simplesmente licenciamento, vence anualmente, devendo ser sempre renovado. 

Outro ponto importante é que, para maior segurança e evitar qualquer possibilidade de multa, o motorista deve sempre andar com o CRLV no carro. Porém, o CRV pode ficar guardado em casa. 

Como encontrar o número do certificado

Você já sabe o que é CRV, mas se existem ainda dúvidas sobre como encontrar o número deste certificado, não tem problema. Veja como proceder:

  • Documento físico: se você guardou seu CRV em um local seguro, é só conferir o número que aparece no campo superior direito do documento. É ali que está o registro do seu certificado!;
  • Internet: você também pode consultar o número do Certificado de Registro do Veículo. É só acessar o site do Detran do seu estado e colocar seus dados, como o CPF, e as principais informações do seu carro, como o número da placa. Em seguida, é só conferir seu CRV. 

Gostou de aprender o que é CRV? Então, deixe seu comentário falando sobre os outros conteúdos que você deseja ver aqui no blog da moObie! 

Entre na discussão