Busca
Busca
O que é CRLV? Descubra agora mesmo!

O que é CRLV? Descubra agora mesmo!

O que é CRLV? Descubra agora!

AET, DPVAT, CRV, RENACH… Existem muitas siglas relacionadas à legislação de trânsito e o mercado automotivo, não é mesmo? Pensando nisso, hoje vamos te mostrar o que é CRLV, uma das principais delas. 

Apesar de algumas serem bastante comuns, a semelhança entre os termos pode gerar confusão. Por isso, se você possui um veículo, é sempre importante ficar informado sobre esse assunto. Dessa forma, confira agora mesmo o que é CRLV e entenda sua importância: 

Afinal, o que é CRLV? 

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), ou apenas licenciamento, é um documento obrigatório que sempre deve acompanhar o motorista. Funciona como um comprovante que seu carro pode circular, de forma legal, nas vias brasileiras. 

Um pouco sobre o licenciamento

O que é CRLV e o licenciamento de veículos

O Detran do seu Estado fiscaliza a circulação de todos os veículos da sua região. Uma das formas que o órgão faz isso é por meio do licenciamento de automóvel. Se você possui um carro, anualmente, deve eliminar todos os seus débitos, como pagamento de tributos e multas de trânsito relacionadas. 

E é o CRLV que comprova que você está em dia com suas obrigações! 

Quais os riscos de não dirigir com o Certificado? 

O CRLV deve ser apresentado durante a fiscalização de agentes de trânsito ou outras autoridades. Em alguns casos, fiscais podem ter acesso a um sistema automatizado que confere o licenciamento dos veículos. Porém, não conte sempre com isso. 

O motorista que não apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos sofre uma infração de trânsito leve e o automóvel pode ser apreendido. A situação piora quando o CRLV estiver com qualquer irregularidade. Nesse caso, a multa é considerada gravíssima e o carro fica automaticamente retido. 

Qual a diferença entre CRV e CRLV? 

O CRV (Certificado de Registro de Veículo), ou simplesmente registro do carro, é um documento que funciona como a “identidade” do seu automóvel. Emitido pelo Detran, é o comprovante da posse desse bem. 

Já o CRLV é o licenciamento e vence anualmente. Por isso, sempre deve ser renovado. Enquanto isso, o CRV é perene. Se mostra necessário emitir outro certificado em algumas situações, como transferência de proprietário, mudança de município ou na alteração da cor, por exemplo. 

CRLV vencida? Veja o que fazer!

Você já sabe o que é CRLV e sua importância. Dessa forma, é sempre importante ficar atento quanto a seu vencimento. O calendário para o pagamento do licenciamento e suas taxas são variáveis conforme cada estado. Por isso, é importante acessar o site do Detran para encontrar a data correta para o pagamento. 

É importante destacar que para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, DPVAT e IPVA devem estar em dia! 

Ainda destacamos que para disponibilizar seu veículo em uma plataforma de carsharing, como a moObie, é essencial ter o CRLV do seu carro! Dessa forma, esse documento, além de garantir mais segurança para a circulação de veículos, te ajuda a garantir uma renda extra no fim do mês!

Agora que você viu o que é CRLV, deixe seu comentário: qual outra sigla do universo automotivo ainda gera dúvidas? Nos ajude a criar os conteúdos perfeitos para você!

Entre na discussão