Busca
Busca
Número do chassi de carro: como consultar

Número do chassi de carro: como consultar

Número do Chassi de Carro: como consultar

Quem tem um veículo, sabe. Precisamos recorrer a diferentes informações, documentos e registros do nosso automóvel por diversas razões. Assim, proprietário inteligente deve ficar sempre preparado. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre o chassi de carro. 

O número do chassi de carro é a identificação do seu automóvel. Composto por 17 caracteres, incluindo números e letras, também é conhecido como número de identificação do veículo. Porém, muitos motoristas têm dúvidas sobre o assunto. Por isso, criamos esse conteúdo para te ajudar a entender essa sequência e aprender a consultá-la sempre que necessário. Confira: 

Entendendo um pouco mais da identificação 

O chassi do seu veículo é composto por muitas informações importantes sobre seu carro, incluindo modelo, motor, ano e local de fabricação, além de um número de série que identifica o automóvel. 

Os principais benefícios do registro são:

  • Permite que o condutor perceba a troca indevida de componentes originais;
  • Pode ajudar policiais no reconhecimento de fraudes em documentos;
  • Auxilia no processo de recall de veículos produzidos com defeitos. 

Como consultar chassi de carro 

Como consultar chassi de carro

O proprietário tem diferentes maneiras de encontrar o número do chassi de seu veículo. Veja quais são elas:

Como você percebeu, existem algumas maneiras de consultar o chassi de carro de forma física, como pelo motor do automóvel, por exemplo. Porém, com o passar do tempo os componentes podem enferrujar, o que dificuldade a visualização da identificação. Desse modo, é preferível encontrar essa informação em seu CRLV ou no site do Detran.

O que é chassi remarcado? 

Apesar de funcionar como uma identificação única, o chassi dos veículos pode ser remarcado. Entretanto, é importante destacar que esse procedimento é realizado pelo Detran. As principais motivações para a troca são:

  • Furto ou roubo;
  • Acidentes;
  • Enferrujamento. 

A fim de que a remarcação do chassi de carro seja feita, é preciso apresentar sua série de documentos, além da realização do boletim de ocorrência. Para que o procedimento da atualização do número de identificação do veículo seja efetuado, o proprietário receberá um novo CRLV. 

Quais os problemas da remarcação? 

Todo motorista deve ficar atento. A remarcação do chassi pode resultar na desvalorização do veículo. Como essa mudança está relacionada com alguns sérios problemas, como acidentes graves, furtos ou roubos, alguns compradores e concessionárias podem recusar um automóvel nessas condições. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a importância do chassi de carro e como consultar o número de identificação do veículo? Então, deixe um comentário abaixo! 

Entre na discussão