Busca
Busca
Licenciamento de veículos: como funciona

Licenciamento de veículos: como funciona

Licenciamento de veículos: como funciona

A fim de dirigir com regularidade, é preciso fazer mais do que seguir as leis de trânsito com as mãos no volante. É preciso regularizar a situação do seu carro de diferentes maneiras. Uma das mais importantes é o licenciamento de veículos. 

Assim como o DPVAT e o IPVA, o licenciamento de veículos garante a regularização de automóveis nas vias brasileiras. Dessa maneira, se você é proprietário de um carro, fique atento e conheça as regras e principais informações sobre esse assunto. Confira:

O que é licenciamento de veículo? 

O licenciamento de veículos é a comprovação de que seu automóvel segue as condições de segurança e normas ambientais estipuladas pelo Detran do seu Estado para circular pelas vias do País. O documento que comprova isso é o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), que já foi assunto de um dos posts do nosso blog. 

O documento deve ser renovado anualmente e tem porte obrigatório. As normas, procedimentos e datas do licenciamento de veículos variam de estado para estado. Por isso, é de extrema importância acompanhar as informações do Detran sobre o assunto. 

Uma reclamação recorrente dos motoristas é que nem todos os veículos passam por vistorias para adquirirem o certificado do licenciamento. Ou seja, não existe uma real comprovação de que os automóveis estão aptos a circular nas vias brasileiras. Mesmo assim, o pagamento deve ser realizado por todos os proprietários de carros em território nacional. 

Como licenciar meu veículo? 

Como fazer licenciamento de veículo

Como falamos anteriormente, os procedimentos do licenciamento de veículos varia de estado para estado. No entanto, em linhas gerais, é possível fazer a renovação presencialmente (no Detran) ou pela Internet. A única forma de receber o CRLV é por meio do pagamento da taxa anual. O motorista ainda conta com a possibilidade de receber o documento em casa pelos Correios. 

Para realizar o licenciamento, o motorista deve respeitar o calendário do Detran do seu Estado. É preciso ainda realizar o pagamento de todos os débitos do veículo, incluindo possíveis multas, IPVA e DPVAT. A lista de documentos obrigatórios pode ser consultada no site do Detran. 

Riscos e penalidades de não licenciar 

O licenciamento de veículos é obrigatório. Dessa maneira, a multa por circular com um automóvel considerado irregular é de natureza gravíssima. A penalidade inclui 7 pontos na carteira de habilitação do motorista e uma multa no valor de R$293,47. Além disso, o agente de trânsito autoriza imediatamente a remoção do veículo, que só poderá ser recuperado após a quitação da dívida do licenciamento. 

Outro ponto importante é que a posse do CRLV é obrigatória. Nesse sentido, mesmo estando com o pagamento em dia, é arriscado dirigir sem o certificado em mãos. O motorista que não apresentar o documento é penalizado com uma infração de trânsito leve e pode ter seu automóvel apreendido. 

O licenciamento de veículos é de enorme importância. Inclusive, a fim de disponibilizar seu veículo na moObie e ganhar uma renda extra, é preciso ter o CRLV do seu carro renovado! Por isso, fique atento aos prazos e realize esse pagamento.

Gostou de saber mais sobre o licenciamento de veículos? Então, deixe seu comentário falando de outros assuntos que você quer acompanhar aqui no blog! 

Entre na discussão