Busca
Busca
Como montar sua própria frota de veículos

Como montar sua própria frota de veículos

Como montar sua própria frota de veículos

Empreender é uma boa saída para ganhar dinheiro durante a crise. Por isso, o investimento em uma frota de veículos corporativos vem sendo uma estratégia adotada por alguns brasileiros. A fim de que seus objetivos sejam alcançados, se mostra necessário que o empreendedor se prepare. 

Dessa maneira, gerir uma frota de veículos envolve planejamento, estratégia e uma boa visão de negócio. Porém, não é preciso se preocupar. Separamos algumas dicas preciosas para te auxiliar na gestão de frotas. Confira: 

O que se qualifica como frota? 

Algumas pessoas pensam que uma frota só é composta por um grande número de veículos ou transportes pesados, como os caminhões. Porém, essa afirmação não é verdadeira. Se sua empresa possuir um automóvel a disposição, já é preciso considerar a existência de uma frota. 

A importância da gestão correta

Não importante seu setor de atuação, a gestão correta da frota de veículos é essencial. Esse trabalho consiste na organização e otimização dos ativos da empresa. Dessa forma, boas práticas incluem a elaboração do fluxo de processos, entregas e avaliação do desempenho dos motoristas. Além disso, é preciso garantir a manutenção dos meios de transporte utilizados. 

Alguns benefícios de uma frota de veículos bem organizada são:

  • Diminuição de despesas (como o uso do combustível, por exemplo);
  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Diminuição de erros operacionais;
  • Aumento dos ganhos do negócio. 

Como montar a frota de veículos sem segredos

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens de uma gestão de frota estratégica, vamos te mostrar passo a passo como fazer esse trabalho.

1 – Considere o tamanho da frota

Antes de começar a adquirir carros para a sua frota corporativa, é preciso calcular quantos veículos são necessários para a necessidade da sua empresa. Considere a logística envolvida nos principais processos do seu negócio e priorize a otimização. 

Um bom conselho é iniciar o projeto com um número restrito e, dependendo da evolução da sua empresa, adquirir mais recursos para a frota de veículos

2 – Defina as regras para uso da frota de veículos

Ao ter em mente a forma como os veículos serão utilizados e o tamanho da sua frota, o próximo passo diz respeito a maneira como esses recursos serão utilizados por você ou sua equipe. Crie regras claras sobre a disponibilidade dos carros, responsabilidade dos motoristas e normas necessárias sobre as especificidades do seu negócio e de sua realidade.

3 – Pense na manutenção dos veículos

Frota de veículos: cuide da manutenção

A frota de veículos consiste em um conjunto de carros que serão utilizados com certa frequência. Dessa maneira, é preciso ficar atento com relação aos cuidados e manutenção preventiva dos automóveis. A fim de economizar, negocie condições especiais e preços amigáveis com uma oficina de sua confiança. Além disso, sempre é importante contar com um checklist de pontos de atenção sobre esse assunto. 

4 – Treine os motoristas da frota de veículos

Dirigir um carro de empresa envolve muitos desafios. Sendo assim, é importante certificar-se de que sua equipe esteja com seus conhecimentos e técnicas sempre atualizados. Quem opera os carros de uma frota de veículos deve realizar treinamentos constantes de aperfeiçoamento. Veja esse projeto como um investimento para evitar possíveis prejuízos financeiros no futuro! 

5 – Encontre o melhor seguro

Ficar com dúvidas na hora de encontrar o melhor seguro de carro é uma constante. Inclusive, por conta disso, escrevemos um post especialmente sobre esse assunto. Quando falamos de uma frota de carros, se mostra necessário ter ainda mais atenção na hora de realizar as cotações para essa proteção. Estude os diferenciais de cada seguradora antes da escolha!

Ganhe dinheiro com sua frota de veículos 

Seguindo nossas dicas, acreditamos que você conseguirá montar uma frota de veículos otimizada e sem desperdícios. Porém, o que acha de aprender a ganhar ainda mais dinheiro com esse negócio? 

Um modelo cada vez mais comum de aluguel de carros é o carsharing, em que os proprietários de automóveis disponibilizam esse recurso para quem precisa de um veículo temporariamente. Dessa forma, uma ótima estratégia encontrada por alguns empreendedores é anunciar esses bens em uma plataforma do tipo. 

Por exemplo, se sua frota de carros não é utilizada no final de semana, você pode disponibilizar seus automóveis em uma plataforma como a moObie. Para entender um pouco mais sobre como aumentar sua renda por meio de um serviço do tipo, clique aqui

Gostou de ler nossas dicas sobre como montar uma frota de veículos? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e auxilie outros empreendedores como você! 

Entre na discussão