Busca
Busca
Como fazer transferência de veículo sem segredos

Como fazer transferência de veículo sem segredos

Como fazer transferência de veículo sem segredo

Seja para quem compra um automóvel usado ou vende o carro para outra pessoa, é de extrema importância aprender como fazer transferência de veículo. Esse processo nada mais é do que a alteração do registro de propriedade de um bem. Porém, é preciso conhecer alguns elementos para não ter problemas.

Documentos, prazos e procedimentos são alguns dos temas que mais despertam dúvidas quando falamos de como fazer transferência de veículo. Pensando nisso, criamos um guia completo para te ajudar nesse processo. Confira: 

Prepare a papelada

Antes de aprender como fazer transferência de veículo, é importante entender quais documentos devem ser utilizados durante o procedimento. Separe todos:

  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou outros documentos de identificação, como RG e CPF;
  • CRV (Certificado de Registro de Veículo) preenchido pelo proprietário do automóvel e com firma reconhecida do comprador e vendedor do carro;
  • Comprovante de residência dos últimos três meses;
  • Comprovante de pagamento de multas, licenciamento e IPVA do veículo;
  • Formulário do Renavam;
  • Comprovante do pagamento dos tributos oriundos da transferência de veículo

Todos esses documentos devem ser apresentados em sua forma original e entregues como cópias. Essa lista nada mais é do que um verdadeiro checklist do processo de alteração de registro de carro. Explicaremos mais a fundo alguns dos elementos destacados acima. 

Procure possíveis débitos

Não importa se você está vendendo ou comprando. O começo do processo de como fazer transferência de veículos deve envolver a pesquisa sobre possíveis restrições e débitos abertos referentes à multas e licenciamentos. 

Mesmo com algumas dívidas do tipo, a alteração de registro pode ocorrer sem maiores problemas. Porém, é essencial que os envolvidos estejam cientes e aceitem as condições para definir a melhor maneira de regularizar essa situação. 

O pagamento de multas pode ser postergado. Porém, a fim de fazer a transferência de veículo, todos os impostos exigidos devem estar pagos. 

Inicie a transferência de automóvel 

Como fazer transferência de veículo passo a passo

Após o acordo firmado, vendedor e comprador do carro devem preencher e assinar o CRV (Certificado de Registro de Veículo) e, em seguida, autenticá-lo em cartório. É essencial ficar atento com a data utilizada nesse documento. Afinal, o prazo máximo de finalização do procedimento é após 30 dias corridos do dia destacado na papelada. 

Após isso, o proprietário que pretende vender precisa comunicar ao Detran do seu estado sobre a transferência de posse de automóvel. Em alguns casos, isso é feito de forma automático pelo próprio cartório. Porém, informe-se na repartição pública a fim de não ter qualquer tipo de problema. 

Conhecido como comunicado de venda, consiste em um anúncio do antigo dono do carro da alteração de propriedade do automóvel, o que o isenta de multas e problemas futuros. Cada Detran possui suas regras sobre como fazer a transferência de veículo. Assim, a comunicação de alteração pode ser feita pessoalmente ou online. Acesse o site do Detran a fim de aprender o processo correto em sua região. 

Pague os tributos da alteração de propriedade

Depois desse processo, se mostra necessário realizar o pagamento das taxas de transferência de veículos. Os valores variam conforme cada região, porém essas informações são encontradas facilmente no site do Detran do seu estado. 

Agende a vistoria 

Antes de emitir a nova documentação de propriedade do carro, é preciso marcar uma vistoria especializada para garantir o processo. Além de conferir o funcionamento de equipamentos importantes, como motor, painel, vidros e sistema de iluminação, é também feita a análise de documentos importantes como o CRV e o CRLV (clique aqui para ler nosso conteúdo sobre esse certificado). 

Como fazer transferência de veículo: conclusão

O procedimento foi menos complexo do que parecia no início, não é mesmo? Antes de mais nada, quando falamos de como fazer transferência de veículo, se mostra extremamente importante fazer um acordo firmado e registrado em cartório a fim de proteger tanto o comprador quanto o vendedor. 

Durante o processo, não se esqueça de verificar com atenção toda a documentação disponível a fim de fazer um ótimo negócio. Dessa maneira, seguindo nosso passo a passo com atenção, temos a certeza de que fazer transferência de veículo fica menos difícil. 

Agora que você aprender como fazer transferência de veículo, não deixe de deixar seu comentário abaixo com outros assuntos que gostaria de ver em nosso blog! 

Entre na discussão