Busca
Busca
Como economizar combustível sem segredos

Como economizar combustível sem segredos

Como economizar combustivel

O preço da gasolina ou do álcool aumenta e a insatisfação se instaura entre os motoristas. Será que quem possui um carro deve planejar imediatamente um corte de gastos durante o mês? E se, em vez de ficar estressado, você utilizasse esse recurso de forma mais inteligente? Muita gente duvida, mas descobrir como economizar combustível não é uma tarefa impossível. 

Como economizar combustível demanda certa disciplina, leia com atenção as dicas a seguir e se esforce para colocá-las em prática. Apesar de não serem muito complexas, as sugestões devem ser seguidas à risca. Então, vamos aprender como guardar uma grana no final do mês usando seu carro de forma mais assertiva? Confira: 

Não deixe o carro pesado 

É regra: o peso de um veículo sobrecarrega seu motor. Por isso, o carro passa a usar mais combustível do que deveria para rodar. No manual de proprietário, é possível encontrar as especificações e o limite de carga que seu automóvel consegue suportar. 

Então, como economizar combustível com o carro pesado é difícil, tire todos os excessos de dentro do seu veículo, como roupas, calçados, livro, etc. Sem essa bagagem extra, o funcionamento do automóvel será mais sutil e seu consumo menos exagerado. 

Evite deixar o veículo ligado 

Você provavelmente já ficou esperando por um tempo considerável com o carro parado (e ligado). A medida pode parecer inofensiva, porém o gasto de combustível é alto. Se você está com seu veículo estacionado em um lugar seguro e não pretende sair naquele momento, desligue o motor. Simples assim! 

Como economizar combustível cuidando dos pneus

Toda coisa que acontece em seu carro que faz com que o motor use mais força do que o necessário para funcionar acaba aumentando o uso do combustível. E é esse o problema dos pneus que não estão bem calibrados. 

Para alcançar velocidade e mantê-la em carros com pneus murchos, o motor do seu veículo terá que trabalhar mais. Assim, não deixe a calibragem apenas para dias pontuais. Uma média saudável para a realização dessa tarefa é duas vezes por mês. 

Faça dessa prática uma constante e veja como economizar combustível fica menos difícil! Além de economizar com isso, a vida útil dos seus pneus aumentará consideravelmente. 

Não exagere na velocidade

Não abuse da velocidade

Seja na estrada ou em vias urbanas, ficar de olho no velocímetro não te ajuda apenas a não levar multas e a contribuir com a segurança das ruas e estradas. Essa prática está muito relacionada com como economizar combustível. Por isso, fique sempre atento!

Gaste menos cuidando dos filtros…

Um filtro de ar sujo ou entupido reduz, e muito, o desempenho do seu veículo (o que aumenta o consumo de combustível). Faça trocas constantes durante as revisões do carro e sempre peça a opinião de um mecânico de confiança. 

…e das velas

Quase sempre, descobrir como economizar combustível está muito relacionado com a conservação do seu veículo. 

Por exemplo, as velas geram a energia responsável pelo início da queima de combustível. Se essas peças estão gastas, o consumo desse recurso se torna ainda maior, o que pesa em seu bolso.

Para saber o melhor período para trocar as velas, fale com seu mecânico ou leia o manual de proprietário do seu veículo. Elas sempre devem ser renovadas após seu automóvel atingir determinada quilometragem recomendada pela montadora. 

Evite usar o carro em trajetos curtos

Parece óbvio, mas é verdade: quanto menos você usar seu carro, menor será o consumo de combustível. Agora, isso não quer dizer que você deva evitar a utilização do veículo em todas as situações. Afinal, um automóvel é um recurso que oferece muita comodidade. 

Agora, quando falamos de trajetos curtos, de 1 km, por exemplo, aposte na bicicleta ou vá a pé. Faz bem para a saúde, te ajuda a economizar e ainda contribui para a preservação do meio ambiente. Bem legal, não é mesmo? 

Gostou de aprender como economizar combustível? Além de seguir nossas sugestões, outra dica bacana de garantir uma renda extra no fim do mês e por meio do carsharing. Navegue em nosso blog e leia alguns posts sobre o assunto!

Entre na discussão