Busca
Busca
Carros SUV: características e vantagens

Carros SUV: características e vantagens

Carros SUV: vantagens e características

Não é somente quem ama espaço e motores potentes que investem nos carros SUV. Esses utilitários esportivos caíram no gosto do motorista brasileiro e são cada vez mais comercializados em nosso País. Por conta disso, é importante conhecer o assunto!

Os SUVs oferecem uma série de vantagens. Potência, conforto e muito espaço são algumas das principais características desses veículos. Porém, se você ainda não tem certeza se essa é a melhor alternativa, criamos esse post para descrever os carros SUV e te ajudar a escolher da melhor forma. Confira:

O que é um carro SUV?

Do inglês, Sport Utility Vehicle, que significa Veículo Utilitário Esportivo, é um dos mais importantes segmentos automotivos. Como os sedãs, os carros SUV representam uma considerável parcela dos automóveis saídos das montadoras.

Com forte inspiração em veículos militares da primeira metade do século passado, esses utilitários foram desenvolvidos como recurso para transporte de cargas pesadas. Além disso, eram referência em espaço. Suas primeiras versões conseguiam transportar até 8 pessoas.  

O primeiro veículo utilitário do tipo foi lançado no Brasil nos anos 50. Porém, com o passar das décadas, a importância dos carros SUV foi crescendo e, hoje, se tornaram um dos principais veículos comercializados em território nacional. 

Em nível de comparação, em 2010, os carros SUV representavam pouco mais de 7% do total de vendas de veículos no Brasil. Sete anos depois, esse número triplicou, totalizando 22,3% das compras. 

Quais as vantagens dos carros SUV?

Vantagens dos carros SUV

Mas, por que os SUVs caíram no gosto dos brasileiros? Os utilitários contam com diferentes recursos e características muito interessantes. Confira:

  • Conforto na direção: em sua maioria, os carros SUV oferecem posição elevada de direção. Assim, isso significa que o motorista, além de sentir conforto, consegue ter uma melhor visão de todos os pontos do automóvel;
  • Muito espaço: quando falamos de espaço, é praticamente impossível competir com os carros SUV. Dessa forma, fica fácil arrumar o porta-malas nas viagens em família e os dias de desconforto das pessoas mais altas dentro do veículo chegam a um fim;
  • Potência do motor: a maioria dos carros SUV é facilmente reconhecido por sua força. Sem grande esforço, sobem ladeiras e fazem trajetos considerados mais complexos. Os mais potentes contam com até 521 cavalos;
  • Design atrativo: os utilitários também são reconhecidos por seu visual arrojado. Variando conforme marcas e modelos, é fácil encontrar o SUV que tem a sua cara. 

Quais os pontos de atenção dos carros SUV?

Além de conferir os pontos positivos, é importante conhecer alguns aspectos que podem ser vistos como desvantagens por alguns condutores. Sendo assim, confira os destaques a seguir:

  • Tamanho: quase sempre, o tamanho acima da média de um carro não traz muita praticidade. A hora de estacionar fica um pouco mais desafiadora, principalmente em espaços restritos, como em shoppings, por exemplo; 
  • Valor: os preços dos carros SUV variam, porém sua aquisição não é considerada barata. Somando com suas revisões e o seguro veicular, sua compra deve ser feita com atenção. 

Seu SUV te gera uma renda extra na moObie

Como falamos acima, a compra de um utilitário esportivo é um investimento que pode ser considerado alto para a maioria das pessoas. Dessa maneira, se mostra importante pensar em formas de complementar sua renda.

Na moObie, por exemplo, disponibilizando seu veículo para locação aos finais de semana, é possível ganhar com carros SUV, em média, cerca de R$10 mil ao ano! Essa grana extra te ajuda no financiamento do veículo, na compra de acessórios ou, até mesmo, na aquisição de uma cobertura mais completa no seguro

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os carros SUV? Então, deixe seu comentário ou compartilhe o conteúdo em suas redes sociais! 

Entre na discussão