Busca
Busca
Carro híbrido: conheça as diferenças

Carro híbrido: conheça as diferenças

Carro híbrido: conheça as diferenças

Apesar de ser visto como novidade para algumas pessoas, o carro híbrido já está caindo no gosto do brasileiro. Veículos com essa tecnologia contam com dois tipos de motor e são considerados bastante vantajosos. Porém, esse assunto ainda gera algumas dúvidas entre os motoristas.

Combinando potência com um menor uso de combustível, o carro híbrido ainda representa um movimento em direção à um mercado de veículos mais sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente. Entretanto, o investimento nesse automóvel não é baixo. Para entender se essa é a melhor opção para você, criamos esse conteúdo explicando todas as diferenças do carro híbrido. Confira: 

O que é um veículo híbrido? 

O automóvel híbrido possui dois motores: um de combustão interna, que faz uso de um combustível comum, como a gasolina ou o etanol, e um motor elétrico, que utiliza a energia cinética em seu funcionamento. Dessa maneira, isso resulta em um menor gasto de combustível e queda na emissão de poluentes. 

Como o carro híbrido funciona

A forma mais fácil de entender o funcionamento do carro híbrido é separar as funções entre os dois motores do veículo. Dessa forma, o elétrico propicia o início da movimentação e age em situações que não exigem muito do automóvel. Enquanto isso, o agente de combustão é o responsável pela movimentação. Quando o motorista precisa de potência, como no aumento da velocidade ou em uma estrada íngreme,  esse motor entra em ação.

Separadamente, os motores que compõem o carro híbrido apresentam alguns problemas. O motor a combustão apresenta uma boa performance. Porém, quanto mais roda, mais gasta combustível e emite poluentes. Já o propulsor elétrico, demora para ser carregado, o que diminui sua praticidade. 

Sendo assim, pense no carro híbrido como a fusão das melhores qualidades de um veículo tradicional e de um automóvel elétrico. A combinação utiliza o bom funcionamento e força do propulsor a combustão com os baixos gastos e redução da emissão de poluentes do motor elétrico.

Tipos de híbridos

Tipos de carros híbridos

Engana-se quem pensa que só existe um tipo de carro híbrido. Essa tecnologia pode ser encontrada em três modelos diferentes. Confira as principais características de cada um desses veículos:

  • Híbrido de série: nesse tipo, a movimentação do veículo acontece de forma exclusiva pelo propulsor elétrico. O motor de combustão é utilizado como fonte de energia para o carregamento da bateria do automóvel;
  • Híbrido paralelo: nesse modelo de carro híbrido, o motor a combustão é o maior responsável pela locomoção do veículo. Porém, a parte elétrica também contribui para o desempenho do veículo como um todo;
  • Híbrido misto: mesclando as características do carro híbrido de série e do paralelo. O objetivo principal desse veículo é alcançar a melhor eficiência. Desse modo, não se mostra importante qual propulsor será usado na locomoção do carro. 

Carro híbrido: outras características

O funcionamento do veículo híbrido é muito similar ao de carros com apenas um motor. Porém, existem outros detalhes que precisam ser levados em conta:

  • Silencioso: atenção redobrada na hora de dirigir. O motor elétrico do carro híbrido não faz barulho. Ou seja, não será tão simples para os pedestres notarem o veículo se aproximando. Assim, fique sempre atento;
  • Mais caro: como não poderia deixar de ser, por sua tecnologia, o carro híbrido possui valores bem mais altos do que veículos com motor a combustão. Além da própria compra, é preciso levar em conta que seu conserto também pesa no bolso;
  • Importado: atualmente, os veículos híbridos ainda não são fabricados no Brasil. Isso, obviamente, também contribuiu para seus preços mais altos. 

Por ser mais caro, o carro híbrido é um tipo de veículo que, obrigatoriamente, necessita maior planejamento para sua aquisição. Você provavelmente pode pensar que com a economia no gasto com combustível, fica fácil recuperar o dinheiro investido. Sim, mas só com o passar de bastante tempo.

Para quem não quer perder tempo e quer aproveitar ao máximo a compra de um veículo híbrido, a melhor sugestão é fazer seu veículo trabalhar para você. Em uma plataforma de carsharing como a moObie, você aluga seu automóvel nos dias em que não o utiliza e ganha uma renda extra no fim do mês. Bem legal, não é?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o carro híbrido, deixe seu comentário nos contando o que achou do assunto. 

Entre na discussão