Busca
Busca
Mecânica de carros: o que todo motorista deve saber

Mecânica de carros: o que todo motorista deve saber

Mecânica de Carros: o que todo motorista deve saber

Muitas são as vantagens de ter acesso a um veículo: conforto, praticidade e independência são algumas delas. Porém, se você está conduzindo um automóvel é preferível conhecer o básico da mecânica de carros a fim de evitar qualquer problema. Afinal, o que você faria se algum componente te deixasse na mão no meio do trânsito? 

Não é preciso ser um grande especialista para conhecer os principais elementos da mecânica de carros. A fim de evitar imprevistos, você deve conhecer algumas técnicas e entender o funcionamento dos principais componentes de veículos. Confira:

A importância de entender sobre mecânica de carros

Se você acompanha o nosso blog, provavelmente já leu nosso conteúdo sobre a manutenção preventiva de veículos. Porém, é sempre importante destacar: ao conduzir um carro, todo tipo de transtorno pode acontecer se o automóvel não é cuidado

Irregularidades, falta de conservação e até as mais simples avarias podem ser responsáveis por acidentes no trânsito. Dessa forma, a manutenção é fundamental. Quando você conhece alguns detalhes sobre a mecânica de carros, muitos problemas podem ser evitados com facilidade. 

É preciso destacar que não se mostra necessário que você conserte seu veículo sem ajuda. A importância de entender sobre mecânica de carros possibilita que contratempos sejam identificados logo em estágios iniciais. 

O básico do funcionamento de veículos 

Carros são complexos, possuem diferentes peças e não é todo mundo que conhece o funcionamento de cada um dos seus componentes. E isso não é obrigatório. Porém, se mostra importante ter algumas noções de mecânica básica para não ficar na mão. Por isso, separamos em grupos as partes dos veículos que você precisa conhecer. 

Direção

O sistema de direção veicular é um dos mais importantes em carros. Leve em consideração que todas suas partes operam em conjunto, fazendo com que a movimentação do seu volante impacte diretamente no funcionamento das rodas.

Sistemas de direção veicular são mecânicos ou assistidos. Entretanto, normalmente, são compostos por volante, caixa, barra e coluna de direção. Como falamos anteriormente, essas peças operam em conjunto. Dessa maneira, se um dos componentes apresentar qualquer tipo de defeito, as consequências podem ser graves.

Por isso, a direção deve sempre ser examinada por um mecânico de confiança durante a revisão veicular. 

Supensão 

Esse sistema proporciona conforto na direção e mantém a integridade da mecânica de carros durante sua utilização em desníveis nas pistas. Assim, diminuem os impactos e problemas nas rodas de automóveis no solo. 

O principal componente do sistema de suspensão veicular é o amortecedor. Também é responsável pela estabilidade durante a direção do seu automóvel. 

Motor

O coração dos veículos, o motor transforma a energia liberada pela queima de combustível em energia mecânica, ou seja, é responsável pela movimentação do seu carro. 

Freios

Basicamente, o sistema de frenagem converte a pressão mecânica em hidráulica. Seja pelo freio a tambor ou a disco, seu funcionamento é acionado pelo pedal do automóvel. A fim de conhecer um pouco mais sobre mecânica de carros, leve em conta que o grupo de componentes é dividido em três partes. São elas:

  • Pedal;
  • Freio de mão, também conhecido como freio de estacionamento;
  • Freio motor. 

5 dicas para cuidar do seu carro no dia a dia 

Mecânica de Carros para Iniciantes

Tendo mais clareza sobre o básico da mecânica de carros, finalizamos nosso post com alguns cuidados que todo motorista deve ter com frequência. Confira:

  • O fluído de freio deve ser trocado a cada mil quilômetros rodados ou uma vez por ano. Esse produto torna todo o sistema de frenagem mais eficaz;
  • Acompanhe o preenchimento do filtro de óleo e não economize na compra do fluído;
  • A limpeza do filtro de ar é fundamental. Para conhecer bem o assunto, clique aqui;
  • Sempre lembre-se da calibragem. Assim, confira a pressão dos seus pneus pelo menos duas vezes por mês;
  • Sempre abasteça seu veículo com combustíveis de qualidade. 

Gostou de ler sobre a mecânica de carros? Esse conhecimento pode ser aplicado tanto para alugar um veículo na moObie como para ganhar dinheiro compartilhando seu automóvel na plataforma. Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, clique aqui!

Entre na discussão