Busca
Busca
Filtro de ar condicionado: quando limpar e trocar

Filtro de ar condicionado: quando limpar e trocar

Filtro de ar condicionado: como limpar e trocar

Se você dirige em grandes metrópoles, com certeza já se impressionou com a fumaça e impurezas trazidas pelo vento, não é mesmo? Nem todo mundo sabe, mas existe um equipamento responsável por filtrar o ar do exterior do seu veículo e purificá-lo. É o filtro de ar condicionado automotivo. 

Além de impedir que os mais variados tipos de sujeira entrem no seu veículo, o filtro de ar condicionado protege as peças do automóvel e, inclusive, faz seu carro economizar combustível. Porém, o equipamento só traz esses benefícios se estiver funcionando em boas condições. Por isso, é essencial aprender a limpar o item e conhecer os momentos indicados para trocá-lo. Assim, confira nosso conteúdo sobre o assunto: 

O que é filtro de ar condicionado? 

O equipamento é a peça responsável por filtrar todo o ar que entra dentro do carro e purificá-lo. Também conhecido como filtro de cabine, proporciona uma boa qualidade do ar presente no automóvel, garantindo mais conforto para motorista e passageiros. 

Além disso, o filtro automotivo, quando bem conservado, aumenta a vida útil de todo o sistema de ar condicionado do seu veículo. Além disso, como falamos no início do artigo, contribui para o uso menos excessivo de combustível em seu carro. Isso acontece, pois com esse recurso em um perfeito funcionamento, o motor se esforça menos na geração da energia necessária para trabalhar. 

Quando limpar o filtro automotivo? 

Quando limpar o filtro de ar condicionado

Procura saber qual o prazo definido para a limpeza do filtro de ar condicionado? Normalmente, é de seis em seis meses, mas não existe uma resposta definida. O período é variável conforme a utilização do automóvel e o funcionamento do sistema de ar condicionado como um todo. Porém, em linhas gerais, em cidades que apresentam muita poluição, sua conservação será obviamente menor. 

O filtro automotivo novo ou conservado possui a cor branca. Se notar a mudança na tonalidade, é hora de limpar! Se, mesmo após a higienização o equipamento tiver qualquer tipo de mancha, se mostra necessário trocá-lo.

Como limpar o filtro de ar condicionado automotivo? 

Na maioria dos carros, o filtro automotivo fica dentro da cabine do seu painel. Porém, se tiver dificuldades para encontrá-lo, verifique o manual do proprietário. A higienização não tem segredos, podendo ser realizada com um pano umedecido ou seco. Entretanto, é importante ressaltar que nunca é indicado usar qualquer tipo de produto químico durante a limpeza. 

Por que trocar o filtro? 

É de conhecimento geral que a qualidade do desempenho do filtro de ar condicionado não impede o funcionamento do seu automóvel. Entretanto, pode reduzir o rendimento do veículo, como destacamos anteriormente. Além disso, esse equipamento é responsável por manter a qualidade do ar dentro do seu carro, o que pode evitar complicações da saúde, principalmente as respiratórias. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o filtro de ar condicionado automotivo? Agora que destacamos a importância desse equipamento, como anda a conservação do item em seu veículo? É importante conferir isso o mais rápido possível! 

Entre na discussão